Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
28 de maio de 2014, 09h05

CPMI da Petrobras deve ser instalada hoje

Instalação da Comissão deve acontecer a partir das 14h de hoje. Henrique Fontana defendeu ontem (27) que seja instaurada também CPMI para investigar irregularidades nos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal

Instalação da Comissão deve acontecer a partir das 14h de hoje. Henrique Fontana defendeu ontem (27) que seja instaurada também CPMI para investigar irregularidades nos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal

Por Redação, com informações da Agência Câmara de Notícias

Ontem (27), o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, anunciou que a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar eventuais irregularidades na Petrobras deve acontecer na tarde desta quarta-feira (28). “Amanhã estarão publicados os nomes da CPI e o senador João Alberto [de Souza] vai convocar para as 14 horas a instalação da CPMI”, disse Alves. Souza, por ser o parlamentar mais idoso indicado para compor Comissão, é quem a tarefa de convocar a reunião de instalação para eleger o presidente e o vice-presidente, além de discutir a escolha do relator.

O líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), acredita que a CPMI deva solicitar logo que for instalada os autos do inquérito da Operação Lava Jato. “Esse inquérito é extremamente relevante porque tem toda a conexão envolvendo a Petrobras e o esquema de lavagem de dinheiro comandado pelo Alberto Youssef e com a participação direta do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa”, disse. Ato semelhante já foi promovido pela CPI do Senado, que aprovou a requisição ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à 13ª Vara Federal de Curitiba da documentação relativa à operação deflagrada em março pela Polícia Federal.

Os parlamentares titulares que integrarão o colegiado já foram indicados pelas respectivas lideranças partidárias. Ainda faltavam os nomes de cinco senadores do bloco da Maioria no Senado (PMDB-PP-PSD-PV) e de outros cinco do bloco de apoio ao governo (PT-PDT-PCdoB-Psol-PRB), indicados nesta terça-feira. A CPMI terá 32 titulares, 16 deputados e 16 senadores, e o mesmo número de suplentes.

Investigação do Metrô

O deputado Henrique Fontana (PT-RS),  líder do governo em exercício, defendeu ontem a instalação da CPMI para investigar irregularidade nos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal. “É incompreensível que a candidatura de Aécio Neves queira organizar um palco político-eleitoral em torno da Petrobras, por meio de duas CPIs, e se negue a enfrentar a apuração do cartel dos trens e metrôs em São Paulo”, disse.

Na semana passada, o presidente do Congresso, Renan Calheiros, pediu aos líderes das duas Casas para indicarem os nomes da CPMI destinada a investigar os metrôs de São Paulo e do DF.

Foto de capa: Luis Macedo/Câmara dos Deputados


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum