Fim do embargo? ONU aprova resolução contra o bloqueio econômico de Cuba

O governo de Joe Biden votou contra e deve manter a tradição estadunidense, ou seja, manter a política de hostilidade ao governo socialista de Cuba

Free image/Havana on Cuba
Escrito en GLOBAL el

A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta quarta-feira (23), por ampla maioria, uma resolução que exige o fim do bloqueio econômico mantido pelos EUA contra Cuba há mais de 60 anos.

O texto foi aprovado com 184 votos a favor e dois contra: Estados Unidos e Israel. Três países se abstiveram: Colômbia, Ucrânia e Emirados Árabes Unidos.

https://twitter.com/NoticiasONU/status/1407741754837721092

O chanceler cubano, Bruno Rodríguez, classificou a votação na Assembleia Geral das Nações Unidas como uma grande vitória para o povo de Cuba.

“Mais uma vez, desde as Nações Unidas #ElMundoDiceNo até a agressão e as políticas malsucedidas dos Estados Unidos contra Cuba”, escreveu o chanceler na rede social.

https://twitter.com/BrunoRguezP/status/1407740779406233603

Desde 1992 que a Assembleia Geral da ONU apoia essa resolução, porém, os governos dos Estados Unidos a ignoram sistematicamente e mantêm a sua política de hostilidade ao governo socialista de Cuba.

O bloqueio foi imposto de maneira oficial em fevereiro de 1962, sob a administração do presidente John F. Kennedy, mas o governo norte-americano já havia imposto algumas sanções em 1959, ano do triunfo da Revolução Cubana. O prejuízo acumulado com quase seis décadas de bloqueio chega a mais de 130 bilhões de dólares.

As perdas da economia cubana em mais de 50 anos de bloqueio norte-americano superam os 100 bilhões de dólares até 2011, de acordo com autoridades do país. Caso seja levada em conta a desvalorização do dólar frente ao padrão ouro nesse meio século, a cifra superaria o trilhão de dólares.

Temas