Da esquerda à direita: Lula chega ao Recife para conversar com políticos

Na agenda de Lula estão encontros com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, correligionários e até mesmo políticos do PP e Republicanos

Escrito en NOTÍCIAS el

Por Armando Holanda

O ex-presidente Lula (PT) chega à cidade do Recife (PE) neste domingo (15) para debater o cenário político nacional. Na agenda, que tem início às 13h, conversas com representantes do PT para decidir os rumos da sigla em Pernambuco para 2022. Além deste compromisso, o líder petista se reúne com lideranças políticas da direita e da esquerda no estado. O objetivo é encontrar um consenso para a sua candidatura ao Planalto.

Em entrevista à Fórum, a deputada estadual Teresa Leitão (PT-PE) afirmou que Lula sentará com correligionários par "entender os caminhos que o PT deve seguir em Pernambuco".

Existem duas hipóteses: uma que o PT se alinhará ao PSB no estado para um projeto nacional, ou uma candidatura própria com nomes como o da deputada federal Marília Arraes (PT-PE) e do senador Humberto Costa (PT-PE) para concorrer ao Palácio das Princesas.

"Tudo isso vai depender do projeto Lula 2022. É um consenso dentro do partido que a prioridade seja o apoio e a candidatura de Lula à presidência", vaticina Teresa.

"Vamos debater bastante coisa, o cenário atual, como Pernambuco está, a pandemia, os erros federais. Contudo, a prioridade, no momento, é viabilizar Lula como presidente. Isso já é uma unanimidade dentro do partido. Não há, sequer, uma liderança que não pense assim. Estamos bem alinhados", arremata o deputado federal Carlos Veras (PT-PE), que também acompanha agenda oficial de Lula em Pernambuco.

Agenda

Na agenda de Lula estão encontros com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que é vice-dirigente nacional do PSB, com o deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). Encontros com deputados, vereadores e representantes petistas também estão nos planos.

"Pernambuco possui papel fundamental na construção de palanques políticos. Principalmente porque serve como ponto de partida para os outros estados do Nordeste que enxergam, e muito bem, a política feita no Estado", assinalou uma fonte petista à Fórum.

Neste domingo (15), Lula se reúne apenas com lideranças da esquerda. Entre elas, do PSOL, do PCdoB e do próprio PT.

Temas