Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
09 de Maio de 2016, 18h42

Da série “não existe racismo no Brasil”: Globo embranquece Saci do Internacional

Ao anunciar o título do Internacional do campeonato gaúcho, a RBS, afiliada da rede Globo na região, utilizou a imagem de um Saci branco no lugar do mascote tradicional do clube, que é fiel à figura do Saci da cultura popular brasileira: negro e com um cachimbo na boca. Imagem gerou revolta de torcedores nas redes sociais

Por Redação

A RBS, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul, vem sofrendo uma série de críticas por ter praticado o que torcedores e ativistas entendem como racismo. Ao anunciar, no fim da partida entre Internacional e Juventude, neste domingo (9), a conquista do hexacampeonato estadual do colorado gaúcho, a emissora colocou na tela a imagem de um “Saci branco” no lugar do mascote tradicional do clube, que é um Saci negro, com um cachimbo na boca, conforme descrito no folclore brasileiro e na cultura popular.

Comparativo entre o Saci inventado pela RBS e o mascote tradicional do clube. (Reprodução)

Comparativo entre o Saci inventado pela RBS e o mascote tradicional do clube. (Reprodução)

“O saci é o único mascote negro dos clubes de futebol. Porque ele ficou branco na comemoração do hexa campeonato do meu colorado?”, escreveu, em seu Facebook, a deputada federal Manuela D’ávila (PCdoB-RS), que é torcedora do clube.

Pelo Twitter, internautas também criticaram.

Confira.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum