Dados de todos os brasileiros vazados na web são negociados livremente

Reportagem do El País mostra que, embora lista tenha sido retirada de acesso livre, negociações na deep web prosseguem, e especialista alerta para ter atenção com movimentações atípicas em cartão de crédito e conta bancária

Foto Pixabay
Escrito en BRASIL el

Na semana passada, foi tornado público o vazamento de dados pessoais de 223 milhões de brasileiros na internet e que eles estavam circulando livremente na deep web e sendo até comercializados. O alerta foi dado pela empresa de segurança digital PSafe e esse pode ser o maior vazamento da história do país.

O número é maior do que o da população brasileira porque há, nesse vazamento, dados de cidadãos mortos também. A lista tem milhões de nomes completos, CPFs e datas de nascimento e, segundo reportagem de Aiuri Rebello, do El País, estava disponível para download gratuito a partir de um fórum de discussão na deep web. Porém, segundo a reportagem, ela foi retirada do fórum de livre acesso na terça-feira, após a repercussão do caso. No entanto, o El País diz que esses dados continuam em negociação na deep web e  que, por ora, não há nada de concreto que possa ser feito.

O jornalista entrevistou Marco DeMello, CEO da PSafe. Ele afirmou que o “vazamento é real, confirmada a autenticidade de todos os dados”. Além disso, o especialista alertou que qualquer um que comprar os dados pode fazer diversas transações em nome de outras pessoas, como comprar e vender veículos e imóveis, contrair dívidas, invadir contas bancárias e outros sistemas informatizados.

Diante disso, DeMello alertou: todos os brasileiros devem ficar atentos para movimentações atípicas em suas contas bancárias e cartões de crédito, assim como avisos de cobranças e outras pistas que possam indicar que seu nome possa ter sido utilizado em uma fraude.

Leia a reportagem completa do El País aqui.