Dallagnol se filia ao Podemos: “Defender a ética que está bíblia"

O ex-procurador e ex-coordenador da Lava Jato deve concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados as eleições de 2022

Deltan Dallagnol, segundo a Lei da Ficha Limpa, pode estar inelegível (Foto: Eduardo Matysiak)Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en POLÍTICA el

O ex-procurador e ex-coordenador da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, se filou ao Podemos nesta sexta-feira (10). O evento contou com a presença do ex-juiz Sergio Moro, pré-candidato da legenda à presidência da República.

Durante o seu discurso, Deltan falou sobre um "esforço coletivo contra a corrupção e o combate à impunidade".

"A corrupção gera pobreza e gera subdesenvolvimento. Ela não é o único problema do Brasil, mas ela é comprovadamente, um problema central do país", disse Dallagnol.

Apesar de levantar a bandeira contra a corrupção, o ex-coordenador da Lava Jato não falou sobre a relação ilegal que manteve com o ex-juiz Sergio Moro, que foram expostas a partir da Vaja Jato.

"Muitas pessoas perderam parente, perderam seus amigos, porque o dinheiro pela corrupção não chegou aonde ele deveria ter chegado", disse Deltan.

Filiado ao Podemos, Deltan deve disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados federais e que a sua filiação ao Podemos marca o "primeiro passo" da sua nova etapa de vida e que deseja "fazer mais, melhor e diferente".

Citando passagens da bíblia, Deltan Dallagnol correlacionou a sua fé evangélica com sua atuação política e que afirmou “combater a corrupção é defender a ética que está na bíblia [...] O combate à corrupção foi a causa pela qual Deus me chamou”.

Ao longo de sua fala, Dallagnol citou dezenas de vezes a palavra a “corrupção” e lembrou aos presentes no evento o trabalho desenvolvido na Operação Lava Jato.

Em suma, assim como o discurso de Sergio Moro quando se filiou a mesma legenda, Dallagnol versou sobre objetivos punitivistas, mas, com um adendo: a fé evangélica e o fato de ter sido "um chamado de Deus" que o colocou na atuação “contra a corrupção”.

https://www.youtube.com/watch?v=wM_8gsgvo9M

"A nossa turma"

O pré-candidato do Podemos à presidência, Sergio Moro, que busca se consolidar como o nome da terceira via, também discursou e aproveitou a ocasião para atacar Lula e o presidente Bolsonaro.

"A nossa turma é esas aqui […] é uma turma que a gente pode se orgulhar. Não é a turma do mensalão. Não é a turma do petrolão. Não é a turma da rachadinha", disse Moro.

Posteriormente, Moro rasgou elogiios para Deltan. "É esse tipo de pessoa, alguém que tem esse desprendimento de pensar nos outros ao invés dele mesmo, uma pessoa que teve a coragem de enfrentar um sistema de governo baseado na corrupção, é exatamente esse tipo pessoa que a gente quer no Podemos", disse Moro, que foi considerado suspeito e parcial nos processos contra Lula pelo Supremo Tribunal Federal (STF).