Ministério de Damares denuncia escola em Resende por expor alunos ao "comunismo"

Diretor do Colégio Municipal Getúlio Vargas foi intimado a prestar depoimento à Polícia Civil. Documento do ministério se baseia em denúncia anônima

Damares Alves - Foto: Isac Nóbrega/PR
Escrito en BRASIL el

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado por Damares Alves, enviou uma denúncia que resultou em intimação policial do diretor do Colégio Municipal Getúlio Vargas, em Resende, no Rio de Janeiro, pela exposição de alunos a "conceitos comunistas".

Segundo relato da pasta, divulgado pelo UOL, professores estariam "induzindo sua ideologia política, além de pregar ensinamentos de ideologias de gênero".

O diretor da escola, Paulo Henrique Nogueira, recebeu a intimação no dia 18 de novembro e prestou depoimento à Polícia Civil quatro dias depois.

"A denúncia distorce o conteúdo que é ensinado na escola, sobre materialismo científico, sobre sexualidade. Isso faz parte do currículo das áreas de Humanas e Ciências da Natureza", disse à coluna de Chico Alves, Marcelo Klein, que é professor de História na escola.

"Nossa ideia é levar ao aluno o que a ciência produz e deve ser compartilhado com todos", afirmou o educador. "O pensamento marxista é um dos pensamentos que a gente trabalha, ao lado do pensamento liberal. Trabalhamos a experiência da União Soviética, assim como as experiências do capitalismo na Inglaterra e nos Estados Unidos".

Denúncia anônima

Característico de tempos de censura e repressão, o documento do ministério se baseia em uma denúncia anônima.

"Denunciante informa que Escola Municipal Getúlio Vargas está expondo os adolescentes aos conceitos comunistas, induzindo sua ideologia política. Além de também pregar ensinamentos de ideologia de gênero. Denunciante alega que a responsabilidade de direcionar a conduta dos jovens pertence unicamente aos pais e não à escola", diz o texto, que não cita o nome de nenhum professor.

Preconizadas pelo movimento "Escola Sem Partido", interferências pedagógicas deste tipo foram proibidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto do ano passado.

O UOL entrou em contato com o ministério, que afirmou apenas que as denúncias são sigilosas. "As denúncias registradas pelas centrais Disque 100 e Ligue 180, canais da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, são sigilosas. Portanto, não podemos prestar qualquer informação, nem se a denúncia foi registrada ou não".

Já a Prefeitura de Resende informou que "o diretor do colégio Getúlio Vargas recebeu uma intimação da delegacia de Polícia Civil da cidade, para prestar esclarecimentos sobre uma denúncia anônima", que afirmaria um suposto "ensinamento de conceitos comunistas". "O diretor informou ao delegado que a denúncia não procede".