Datafolha: Lula mantém liderança e vence todos no segundo turno

No cenário mais provável, Lula marca 56% a 31% contra Bolsonaro, que é rejeitado por 59% dos eleitores

Lula (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en NOTÍCIAS el

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (17) confirma a larga vantagem do ex-presidente Lula nas simulações da disputa presidencial em 2022, com o petista vencendo todos os adversários em simulações do segundo turno.

Bolsonaro derrete: apenas 22% consideram governo ótimo ou bom, diz Datafolha

No cenário mais provável para um segundo turno no momento, em eventual segundo turno contra Jair Bolsonaro (Sem partido), Lula vence por 56% a 31% - com oscilação de dois pontos para menos sobre a pesquisa divuldaga em julho, que marcava 58% a 31%.

O petista também vence Doria por 55% a 23% (56% a 22% em julho) e Ciro, por 51% a 29%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando não são revelados os nomes dos candidatos, Lula oscilou um ponto para mais subindo de 26% para 27%.

Bolsonaro foi de 19% para 20%, Ciro de 2% para 3% - mesma oscilação de outros. O porcentual daqueles que dizem ainda não saber em quem votar caiu de 42% para 38%. Brancos e nulos subiram de 7% para 10%.

Estimulada

Na pesquisa estimulada, Lula também aparece à frente, com larga vantagem, dos outros candidatos e marca 44% quando o governador de São Paulo, João Doria, é colocado como candidato do PSDB - com 4% das intenções de voto. Bolsonaro tem 26% e Ciro, 9%.

Com o governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB), que registrou 4%, Lula tem 42%, Bolsonaro 25% e Ciro 12%.

Além desses, o Datafolha avaliou os nomes de José Luiz Datena (PSL), que marca 4%, Simone Tebet (MDB), com 2%, Rodrigo Pacheco (DEM), 1%, e Aldo Rebedo (Sem partido), 1%. O senador Alessandro Vieira (Cidadania) não pontuou.

Rejeição

O Datafolha ainda revela que Bolsonaro tem a maior rejeição, com 59% dos eleitores dizendo que não votariam de forma alguma no presidente.

O nome de Lula é rejeitado por 38% e o de Doria por 37%.

O Datafolha ouviu 3.667 eleitores em 190 cidades nos dias 13 a 15 de setembro, em um levantamento presencial que registra margem de erro de dois pontos percentuais.