Davi Alcolumbre diz que seu irmão é o “maior prejudicado” por apagão no Amapá

Josiel Alcolumbre caiu nas pesquisas para a Prefeitura de Macapá; fala ignorou sofrimento da população do estado

O senador Davi Alcolumbre - Foto: Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Ficar sem luz por 10 dias, perder os alimentos da geladeira, não ter água, pacientes morrendo em hospitais devido a consequências do apagão. Esse é o cenário vivido pelos moradores do Amapá. Mas, para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), o maior prejudicado pela falta de energia que assola o estado é seu irmão, Josiel, candidato à Prefeitura de Macapá.

“O maior prejudicado desse apagão chama-se Josiel Alcolumbre, que ia ganhar a eleição no primeiro turno, estava caminhando para ganhar em primeiro turno, e está hoje em primeiro lugar com praticamente o dobro do segundo”, disse o presidente do Senado em entrevista à rádio Diário FM nesta quinta-feira (12).

Aquele que deveria representar a população amapaense em Brasília seguiu no raciocínio sobre os danos causados a seu irmão. “Se tem alguém que foi prejudicado desde o dia do acontecimento chama-se o candidato Josiel, porque está sendo agredido por todos os outros candidatos.”

A lógica desse raciocínio deve estar centrada na pesquisa Ibope para a prefeitura da capital amapaense, divulgada na quarta-feira (11). Ela mostrou uma queda de nove pontos percentuais nas intenções de voto para Josiel (DEM).

Ele ainda lidera a disputa, mas passou de 35% para 26% dos votos válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos). Em segundo lugar, vem Patrícia Ferraz (Podemos), que subiu de 13% para 18%. Na terceira posição, Dr. Furlan (Cidadania) também cresceu, de 13% para 17%. João Capiberibe (PSB) marcou 13%. A margem de erro do levantamento, realizado entre os dias 9 e 11 de novembro, é de quatro pontos percentuais.

Adiamento

Nesta quarta-feira (11), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou o adiamento da eleição em Macapá. Apesar de outras cidades amapaenses estarem sofrendo com o apagão, somente na capital é que o pleito foi adiado, “até o restabelecimento regular da energia elétrica”.

A decisão foi anunciada horas após a divulgação da pesquisa que mostrou a queda de Josiel Alcolumbre. Alcolumbre também mencionou o fato na entrevista, novamente reclamando de acusações que os adversários estariam fazendo a seu irmão.

“Aqueles adversários que em outro momento pediam o adiamento da eleição, utilizam agora agressões constantes dizendo que o senador Davi Alcolumbre falou com o presidente do TSE para adiar a eleição por conta de uma pesquisa”, afirmou. “É inacreditável”, completou.