Fórum Educação
20 de Maio de 2020, 17h41

De máscara e sem tumulto, foto do presidente de Portugal em supermercado bomba nas redes sociais

No Brasil, simplicidade e exemplo de Marcelo Rebelo de Sousa foram comparados com postura danosa de Jair Bolsonaro na crise do coronavírus

Foto: Reprodução

Uma foto do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, viralizou nas redes sociais nesta semana. O registrou é do último sábado (16) e tem rendido elogios ao presidente por sua simplicidade e por seu cumprimento das regras de distanciamento na pandemia de coronavírus.

Marcelo foi fotografado na fila do caixa do supermercado. Trata-se de uma das lojas de uma conhecida rede portuguesa, localizada em Cascais, onde mora o presidente, próximo da capital Lisboa. Ele está de máscara, bermuda e respeitando o distanciamento estabelecido por lei. Não há qualquer escolta de segurança ou auxiliares.

A simplicidade de Marcelo, muito conhecida dos portugueses, gerou espanto e aplausos nas redes sociais vindos de outros países. “Quando políticos são pessoas e não personagens”, escreveu uma mulher da Espanha, onde desentendimentos entre governo e oposição prejudicam o combate à pandemia. “Parece um político de outro mundo”, destacou um italiano.

A ida de Marcelo ao supermercado foi ainda registrada por jornais franceses, espanhóis e italianos. No Brasil, a foto também viralizou, acompanhada de comparações com a postura de Jair Bolsonaro.

O presidente brasileiro tem se dedicado a criar aglomerações, desrespeitar orientações das autoridades de saúde e gerar conflitos na gestão da pandemia. Usuários também destacaram a escalada de infectados e mortos no Brasil, enquanto Portugal tem um dos índices mais baixos de contaminação da Europa.

O presidente dos selfies

Desde que ganhou as eleições em 2016 por maioria absoluta, Marcelo Rebelo de Sousa nunca viu sua popularidade diminuir. Carismático, o professor, como é conhecido por ter sido professor catedrático de Direito, tem uma agenda pública muito mais intensa do que seus antecessores.

Ele tem o hábito de conversar com a população em vistas por todo o país e, antes do coronavírus, sempre distribuiu muitos abraços. Rapidamente, por onde passa, passaram a ser frequente os pedidos de fotos dos cidadãos, que são atendidos prontamente.

Como já foi jornalista e comentarista político, Marcelo diz ter prática e sempre prefere tomar o celular dos “fãs, estender o braço e fazer ele mesmo o clique. Por isso, é conhecido como o presidente dos selfies. Os portugueses costumam dizer que, até o final do mandato, todo cidadão terá tirado uma foto com Marcelo.

Ele não vive no Palácio de Belém, em Lisboa, a residência oficial da Presidência, e continua na sua casa em Cascais. Exceto durante a pandemia, todos os dias antes de trabalhar mergulha no mar às 8h e seca-se tranquilamente na areia, onde, claro, faz selfies com turistas e jovens portugueses.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum