Debate problematiza relação entre religiões e o direito ao aborto; acompanhe

Evento é a segunda etapa do Seminário Sequencial Sociedade e Aborto, promovido pelo Grupo de Estudos sobre o Aborto (GEA)

Escrito en MULHER el
Evento é a segunda etapa do Seminário Sequencial Sociedade e Aborto, promovido pelo Grupo de Estudos sobre o Aborto (GEA) Por Redação

seminario-gea-religiao-abortoNesta quarta-feira (17), a partir das 20h, ocorre o debate “Religião e Aborto”, segunda etapa do Seminário Sequencial Sociedade e Aborto, promovido pelo Grupo de Estudos sobre o Aborto (GEA). O evento tem como objetivo problematizar a relação entre as religiões e o direito da mulher à interrupção da gravidez de forma segura.

Os encontros acontecerão sempre das 20h às 21h3o. Os próximos abordarão os temas “Saúde Pública e Aborto” (22/06) e “Mulheres e Aborto” (25/06). O primeiro, realizado na segunda (15), tratou sobre "Direito e Aborto" (assista aqui).

São convidados desta edição:

Rosângela Talib: ONG Católicas pelo Direito de Decidir.

Vanessa Canabarro Dios: Psicóloga, mestre em Psicologia Clínica e Cultura (UnB) e doutoranda em Ciências da Saúde (UnB), com sanduíche no Nuffield Department of Population Health, Universidade de Oxford, Inglaterra. Colaboradora da ANIS. Atua com mulheres e crianças vítimas de violência sexual e com aborto previsto em lei.

Jolúzia Batista: Socióloga e colaboradora do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA).

Rulian Emmerick: Advogado. Graduou-se em Direito na PUC-Rio em 2004. Atualmente é integrante do Observatório de Controle Social e Sistema Punitivo e da Cátedra Direitos Humanos e Violência: Governo e Governança, ambos instalados no âmbito do Núcleo de Direitos Humanos do Departamento de Direito da PUC-Rio.

André Kiepper: Fundação Oswaldo Cruz, onde ocupa o cargo de Analista de Gestão em Saúde, perfil Gestão e Desenvolvimento Institucional. Mestrando em Saúde Pública, pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Possui especialização em Gestão Pública, pela Universidade Cândido Mendes, e em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde, pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz).

Sonia Onufer Corrêa: Pesquisadora associada da ABIA – Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS e co-cordenadora do Observatório de Sexualidade e Política (SPW).

Daniela Pedroso: Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1996), mestre em Saúde Materno Infantil pela Universidade de Santo Amaro (2010), doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade de Medicina do ABC, responsável pelo setor de Psicologia do Núcleo de Violência Sexual e Aborto Legal do Hospital Pérola Byington e membro do GEA.

Lia Zanotta Machado: Pesquisadora e professora titular de Antropologia na Universidade de Brasília. Realizou nos anos 1990 um estudo até hoje referência em questões de violência contra a mulher: ela ouviu 82 detentos da Prisão da Papuda, no Distrito Federal, e elaborou o quadro do imaginário daquela comunidade a respeito de estupros. Chegou à conclusão de que, para eles, o estupro parecia crime quando violava as relações de família e de posse.