Defesa Civil de SC confirma uma morte devido a tornados do fim de semana

Vítima foi encontrada no município de Penha e teria saído de caiaque; tempestades deixaram 16 pessoas feridas e 848 desabrigadas

Galpão destruído no município de Palmitos. (Foto: Divulgação DCSC)
Escrito en BRASIL el

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou nesta segunda-feira (17) que uma pessoa morreu por causa da onda de tornados que atingiu o estado no último fim de semana. A vítima foi um rapaz que estava de caiaque durante a tempestade.

O corpo do jovem foi encontrado em uma praia do município de Penha, onde esse tipo de pequena embarcação é usado por pescadores.

O coordenador regional de Proteção e Defesa Civil na Foz do Rio Itajaí, sargento Daniel Bazanella Cardoso, disse que o homem estava na companhia de dois amigos. Os dois teriam retornado quando a tempestade começou, pra evitar uma tragédia.

Balanço

O balanço do governo catarinense mostra até o momento que, por causa dos tornados que atingiram o estado nesse final de semana, 16 pessoas ficaram feridas. Além disso, as tempestades deixaram 848 desabrigados e 650 desalojados.

Esses fenômenos meteorológicos provocaram estragos em pelo menos 31 cidades catarinenses e danos em pelo menos 5 mil residências. “Uma avaliação realizada pelos técnicos concluiu que houve a formação de dois tornados em Santa Catarina na última sexta-feira (14)”, informou o governo de Santa Catarina.

Segundo o Laboratório de Clima da Defesa Civil daquele estado, “o primeiro tornado fez um traçado nos municípios de Água Doce, Ibicaré e Tangará. Já o segundo tornado afetou o município de Irineópolis”.