Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

07 de agosto de 2019, 14h43

Defesa de Lula pede para Gilmar Mendes suspender transferência

A decisão da juíza Carolina Lebbos, tomada contra a posição da defesa, deve implicar na transferência do ex-presidente Lula para o presídio de Tremembé (SP), o que coloca em risco a segurança e a integridade física do ex-presidente

Lula (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

Os advogados do ex-presidente Lula entraram nesta quarta-feira (7) com uma habeas corpus no STF (Supremo Tribunal Federal) para que conceda liberdade ao petista ou que suspenda as decisões das Justiças do Paraná e de São Paulo que tratam da transferência para o cumprimento da pena. O pedido foi endereçado ao ministro Gilmar Mendes.

Uma decisão da juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Judicial de Curitiba, no Paraná, expedida na manhã desta quarta-feira (7), autoriza a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para cumprir pena no Estado de São Paulo atendendo a pedido da Superintendência da Polícia Federal da capital paranaense.

A juíza, no entanto, nega o pedido dos advogados do ex-presidente para que seja definido um lugar para abrigar Lula antes da autorização da transferência.

Em nota, o advogado Cristiano Zanin, que faz a defesa do ex-presidente Lula, afirma que a juíza contraria “precedentes já observados em relação a outro ex-presidente da República” ao negar o direito de Sala de Estado Maior para abrigar o petista em São Paulo.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum