Depois de 1 ano e 350 mil mortes, Bolsonaro autoriza campanha pelo uso de máscaras

"Evite aglomerações, mantenha o distanciamento e use máscara", diz mensagem publicada nas redes do governo

Jair Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro, finalmente, autorizou que seu governo realize uma campanha publicitária estimulando o uso de máscaras e o distanciamento social, fundamental para a contenção da Covid-19. A divulgação já começou nesta sexta-feira (9).

"Mesmo com a vacinação contra a Covid-19 avançando cada vez mais, é muito importante continuarmos cuidando uns dos outros. Por isso, lave sempre as mãos com água e sabão ou utilize álcool em gel, evite aglomerações, mantenha o distanciamento e use máscara", diz mensagem publicada no perfil do Planalto.

Segundo reportagem dos jornalistas Carla Araújo e Gilvan Marques, do portal Uol, a campanha estava programada desde antes de Marcelo Queiroga assumir o Ministério da Saúde, mas sofria resistências do presidente.

O presidente teria percebido que precisa mudar a estratégia.

Na quinta-feira, o ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu uma liminar determinando a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 para investigar a atuação do governo do presidente Jair Bolsonaro diante da pandemia que já deixou mais de 300 mil mortes.

Pela manhã, Bolsonaro afrontou Barroso dizendo que “que falta coragem moral e sobra ativismo judicial” ao magistrado. Em nota conjunta, líderes da oposição na Câmara e no Senado repudiaram a atitude de Bolsonaro, apontando crime de responsabilidade por parte do presidente.

https://twitter.com/planalto/status/1380631497401643009