Deputado Reginaldo Lopes recorre em denúncia contra Bolsonaro

Para o deputado, a Procuradoria-Geral da República deu parecer pelo arquivamento sem analisar os fatos que demonstram a conduta irresponsável do presidente na pandemia de coronavírus

Jair Bolsonaro (Foto: Carolina Antunes/PR)
Escrito en CORONAVÍRUS el

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) apresentou nesta quarta-feira (8) mais um aditamento à notícia-crime contra Jair Bolsonaro e que pode levar ao afastamento do presidente, depois que o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, dar parecer pelo arquivamento da ação.

“O vice-procurador-Geral da República não analisou o inteiro teor do aditamento que fiz no dia 31 de março. Nada disse sobre os mais de 20 pronunciamentos do presidente que colocam a população em risco”, disse Lopes.

O deputado quer que o processo seja novamente analisado pela Procuradoria-Geral da República e que, caso recomende o arquivamento, cite de maneira técnica por que razões os casos narrados na notícia-crime não são criminosos.

“Não houve nenhuma manifestação sobre os fatos mais importantes explicitados na notícia-crime por parte do vice-procurador-Geral e nenhuma menção ao artigo 268 do Código Penal”, afirmou o deputado. Ele se refere à proibição de se infringir determinação do poder público que seja destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

Segundo Lopes, “não faltam exemplos de infrações dessa natureza” na peça apresentada, se referindo às ações do presidente durante a pandemia do coronavírus.