Deputados de oposição apresentam acusação que pode levar ao impeachment de Piñera

Presidente chileno é responsabilizado por violações dos direitos humanos durante a dura repressão aos protestos. Pedido de impeachment ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados e Senado

Reprodução/La Tercera
Escrito en GLOBAL el
Deputados de oposição oficializaram nesta terça-feira (19) uma acusação constitucional que pode levar ao impeachment de Sebastián Piñera. O documento de 110 páginas responsabiliza o presidente chileno pelas violações dos direitos humanos durante a repressão aos protestos do país, que ocorrem desde o dia 18 de outubro.
O pedido de impeachment foi assinado por parlamentares de 7 partidos: PC, PS, PPD, FRVS, PH, PL e RD. No entanto, o processo ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados e pelo Senado chileno. O bloco governista tem maioria nas duas casas.
O jornal La Tercera também destacou o fato de dois parlamentares do Partido Socialista (PS) terem assinado o pedido, apesar de há pouco mais de duas semanas terem se omitido das acusações contra o presidente, alertando seus colegas da oposição que seria um "erro" tentar uma ação contra o mandatário.