Desembargador que humilhou guarda municipal já ameaçou colega no estacionamento do Tribunal de Justiça

Maria Lucia Pizzoti Mendes afirma que fez uma representação contra Eduardo Siqueira, mas caso foi arquivado pelo presidente do TJ, Ivan Sartori

O desembargador Eduardo Siqueira no dia da abordagem em que chamou guardas de analfabetos - Foto: Reprodução
Escrito en CORONAVÍRUS el

A desembargadora Maria Lucia Pizzoti Mendes afirmou nesta segunda-feira (20) que já foi ameaçada pelo desembargador Eduardo Siqueira, seu colega no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), no estacionamento da corte.

No último sábado (18), Siqueira humilhou um guarda municipal que o multou por insistir em não utilizar máscara em Santos, no litoral do estado, onde um decreto municipal tornou obrigatório o equipamento durante a pandemia de coronavírus. Para Mendes, a atitude do colega não surpreende.

"Ele teve um procedimento bastante agressivo na garagem do tribunal por ouvir que alguém tinha pronunciado o nome dele. Ele desceu do carro com violência física no sentido de chegar perto e me acuar fisicamente, tomando satisfação. E eu fui obrigada a representá-lo, e veja que o lamentável foi que o presidente [do TJ-SP] Ivan Sartori simplesmente arquivou a representação porque achou que isso foi corriqueiro e rotineiro", disse a desembargadora.

O caso ganhou repercussão depois que um vídeo da abordagem viralizou nas redes sociais. Siqueira rechaça a orientação para colocar a máscara e tenta intimidar o guarda o municipal, chegando a xingá-lo de “otário” e “analfabeto”. Ele também ameaça rasgar a multa, o que vem a fazer, e jogá-la na cara do agente. Em entrevista publicada pelo G1, Mendes repudiou a postura de Siqueira.

"Nós estamos trabalhando para prestar jurisdição e interesse público, não agimos dessa forma e por isso acho que tem que ser investigado e punido", avaliou a desembargadora.

Diante da repercussão negativa do caso, o TJ-SP abriu uma investigação sobre a conduta do magistrado. Siqueira é reincidente. Em junho, ele já tinha sido multado por estar sem máscara e novamente atacou agentes da Guarda Civil Municipal de Santos.

O decreto nº 8.944, de 23 de abril de 2020 determina o uso obrigatório de máscara facial sob pena de multa no valor de R$ 100. Siqueira também foi autuado em mais R$ 150 por ter jogado a notificação na areia da praia, com base no decreto que proíbe o descarte de lixo em via pública.