Desesperados, Joice e Constantino espalham vídeo fake para dizer que Lula é bêbado

Vídeo grotescamente manipulado vem circulando nas redes bolsonaristas, que estão em polvorosa com a recuperação da elegibilidade do ex-presidente

Reprodução
Escrito en REDES SOCIAIS el

A direita liberal e bolsonarista estão unidas, neste momento, em torno do desespero pelo fato da principal liderança política da esquerda, o ex-presidente Lula, ter recuperado seus direitos políticos após a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de anular os processos da Lava Jato contra o petista.

Um dos principais expedientes dos bolsonaristas, as fake news, tomaram as redes sociais após a decisão em favor de Lula. Uma grotesca, entretanto, chamou a atenção e foi compartilhada por figuras com a deputada federal Joice Hasselmann e o colunista Rodrigo Constantino.

Trata-se de um vídeo em que Lula fala sobre ter 74 anos de idade e "tesão" de um jovem de 20. O áudio do vídeo foi grosseiramente manipulado para que a fala do ex-presidente saísse mais lenta, dando a impressão de que ele estaria alcoolizado.

A fake news dá conta ainda de que Lula, bêbado, estaria comemorando a decisão do STF que anulou seus processos.

"Lula feliz e bêbado comemorando a gentileza que Bolsonaro faz ao destruir a Lava Jato e salvar Lula. A porteira foi aberta", escreveu Hasselmann ao compartilhar o vídeo.

Além de não ser recente, já que o vídeo foi gravado e divulgado pelo próprio Lula em 2019, o ex-presidente não estava alcoolizado, conforme é possível constatar na publicação original.

Após o alerta de internautas de que o vídeo foi manipulado, tanto Joice quanto Constantino apagaram suas publicações.