Desmonte: Petrobras entrega 40% da Gás Local à White Martins e inicia venda de dois campos no RJ

Petrobras iniciou processo de venda dos campos de Albacora e Albacora Leste, na Bacia de Campos, limitada a empresas petrolíferas e bancos. Produção chega a 72 mil barris de petróleo por dia

Comunicado da Petrobras ao mercado sobre privatização de poços de petróleo (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

O desmonte prometido por Jair Bolsonaro, Paulo Guedes e Roberto Castello Branco segue a todo vapor na Petrobras, que na manhã desta sexta-feira (25) entregou vendeu sua participação de 40% na GNL Gemini Comercialização e Logística de Gás (Gás Local), empresa de distribuição e transporte de gás natural liquefeito (GNL) via caminhão para a empresa White Martins, que pertence ao grupo transnacional Linde.

Também nesta sexta, a Petrobras divulgou que deu início ao processo para venda da totalidade de suas participações nas concessões de Albacora e Albacora Leste, localizadas em águas profundas na Bacia de Campos, no litoral fluminense.

"A Petróleo Brasileiro S.A. (“Petrobras”) informa sobre a oportunidade de aquisição de 100% de sua participação (WI) como operadora do campo em águas profundas de Albacora (“Albacora”) e 90% de sua participação como operadora do
campo em águas profundas de Albacora Leste (“Albacora Leste”, e coletivamente os “Ativos”), localizados na Bacia de Campos, Brasil (a “Potencial Transação”)", diz o documento distribuído aos "investidores", reduzidos a "empresas de petróleo e gás com patrimônio ou valor de mercado mínimo de 500 milhões de dólares e "instituições financeiras" com ativos de pelo menos 2,5 bilhões de dólares.

O campo de Albacora possui uma área de 455 km² e está situado na área norte da Bacia de Campos. Em agosto de 2020, Albacora produziu 38,7 mil barris de óleo por dia e 716 mil m3/dia de gás.

Já o campo de Albacora Leste possui uma área de 511,56 km² e está situado na mesma região. Em agosto de 2020, Albacora Leste produziu 33,3 mil barris de óleo por dia e 707 mil m3/dia de gás. A Petrobras é operadora do campo com 90% de participação e os 10% restantes pertencem à Repsol Sinopec Brasil.