O que o brasileiro pensa?
27 de agosto de 2007, 12h56

Dia da Visibilidade Lésbica é comemorado nesta quarta

A data nacional, 29 de agosto, faz referência ao 1º Seminário Nacional de Lésbicas, na cidade do Rio de Janeiro

A data nacional, 29 de agosto, faz referência ao 1º Seminário Nacional de Lésbicas, na cidade do Rio de Janeiro

Por Redação 

Nesta quarta-feira, 29, comemora-se o Dia da Visibilidade Lésbica. A data foi definida a partir do 1º Seminário Nacional de Lésbicas, na cidade do Rio de Janeiro, realizado em 1996. O evento durou quatro dias, e reuniu 100 ativistas de várias partes do país.

O evento histórico foi organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro e pelo Centro de Documentação e Informação Coisa de Mulher. A data, segund Yáskara Guelpa, militante do Coletivo de Feministas Lésbicas e da Associação Flor do Asfalto, além de celebrar, pretende principalmente mostrar a necessidade de uma maior atuação do movimento.

“Dentro do universo GLBT ainda a visibilidade lésbica deixa muito a desejar. Seja porque as lésbicas ainda não são mais atuantes, seja porque o universo GLBT, quando a gente fala dos gays, existe ainda um machismo que a gente não pode negar. O Dia da Visibilidade é um dos dias mais importantes considerando que é as lésbicas devem se projetar, se assumirem lésbicas”, afirmou Yáskara ao portal G OnLine. Ela atua na luta pelos direitos das lésbicas há 10 anos.

O preconceito é o maior obstáculo à visibilidade. “Existe ainda o problema da lésbica não se assumir por medo de perder o emprego. Esse problema ainda existe, tanto que nós temos lésbicas famosas que são atrizes ou cantoras e não se assumem porque sabem que terão problemas na hora de fechar contratos”, ressalta a militante que deseja para o futuro que a visibilidade “traga o fim preconceito e que as lésbicas possam assumir a sua lesbianidade para não continuarem sendo estigmatizadas”.

Os eventos começam nesta segunda-feira, 27, e se estendem pela semana.

(Com informações de Gonline)


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum