Diário de Ataques contra democracia é lançado nas redes

O movimento Pacto pela Democracia listou 12 episódios de afronta à democracia apenas nos três primeiros meses de 2020; confira

O Pacto pela Demcoracia, plataforma que reúne diversas instituições, movimentos e ONGs, divulgou nesta terça-feira (3) o “Diário de Ataques 2020”, listando as ameaças à democracia, ao Estado de Direito e às liberdades desde o início do ano.

O grupo entende que “a escalada de fatos que afrontam os fundamentos democráticos do país não são episódios isolados”. Destacando que em 2020 já foi mapeado mais de um ataque à democracia por semana, levando em conta declarações, atos oficiais e outros fatos.

Entre os episódios listados estão o vídeo com apologia ao nazismo publicado pelo ex-secretário Especial de Cultura, Roberto Alvim; os ataques de Jair Bolsonaro às jornalistas Patricia Campos Mello e Vera Magalhães; as ofensas direcionadas à cineasta Petra Costa por parte da Secom; e a tentativa de Sergio Moro de enquadrar o ex-presidente Lula pela Lei de Segurança Nacional.

O diário apresenta também uma retrospectiva de 2019, listando 60 casos que colocaram em xeque as garantias e liberdades constitucionais naquele ano. A MP do controle das ONGs, elogios e homenagens a ditaduras, ameaças de reedição de um novo AI-5, cerceamento da liberdade de expressão e de imprensa, entre outros episódios de censura e decisões arbitrárias são citados.

Confira aqui o Diário de Ataques

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR