"É muto difícil olhar pra casa e não vê-lo aqui", diz mãe de criança vítima da Covid

Enquanto o governo Bolsonaro cria obstáculos para a vacinação de crianças, mães e pais sofrem com a morte de seus filhos vítimas da doença causada pelo coronavírus

Criança sendo vacinada | Foto: Prefeitura do Município de Anchieta (ES)
Escrito en BRASIL el

Enquanto o governo Bolsonaro cria todo tipo de dificuldades para liberar a vacinação contra a Covid para as crianças, mães e pais enterram os seus filhos que tiveram o direto à imunização negado pelo Palácio do Planalto.

"É muito difícil olhar pra casa e não vê-lo aqui. É algo que ninguém quer falar", relata Vanessa Falcão, mãe de Alan, que faleceu vítima de Covid aos 3 anos de idade.

Em entrevista ao UOL, Falcão relata que o seu filho era "alegre, fortinho, cabelos pretos, cacheados. Comunicava-se com o olhar. Três anos e três meses recebendo muito dengo".

Vanessa revela que chamava o seu filho de "Touro Valente". Alan foi internado no primeiro dia de janeiro de 2021.

Diagnosticado com Covid, Alan veio a falecer no dia 16 de janeiro de 2021. "Quando vejo as reportagens com muitos dados sobre crianças, penso: 'aquele número ali é meu filho", diz Vanessa.

Para lidar com a sua dor, Vanessa escreve cartas para o seu filho e em uma delas diz: "Sua vida não foi um contratempo e sim cheia de tempo, intensidade e eternidade".

"Falo do João no presente"

Larissa Borginho, mãe de João, adolescente de 13 anos que faleceu vítima da Covid, relata ao TAB que não consegue pensar em seu filho no passado.

"Falo do João no presente. Não consigo falar no passado", diz Larissa que descreve o seu filho como um consumidor voraz de animes, "enlouquecido por Naruto e fã do DJ Alok".

João tinha 13 anos, ele e sua mãe pegaram Covid no mesmo período, mas, infelizmente o adolescente faleceu no dia 4 de junho de 2021. Para a mão de João, "tudo teria sido diferente se já tivesse vacina".

"Uma oportunidade que meu filho não teve. A vacina não livra da doença, mas livra da morte. E quem fala é uma mãe que perdeu o seu bem mais precioso, o único e amado filho", lamenta Larissa.

Os depoimentos acima foram dados ao TAB.

Mais de 6 mil crianças foram internadas com Covid-19 no Brasil

Enquanto o governo Bolsonaro protela a decisão de imunizar crianças contra a Covid-19 no Brasil, lançando mão de consultas e audiências públicas, a doença segue se espalhando entre a faixa etária.

O secretário do Ministério da Saúde Arnaldo Medeiros mostrou nesta terça-feira (4) que mais de seis mil crianças entre 5 e 11 anos foram internadas com a Covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020, até dezembro de 2021. Além disso, a doença matou 311, o que corresponde a aproximadamente uma criança a cada dois dias.

A taxa de mortalidade foi de 1.5% e a de letalidade de 4.9%. Segundo o médico negacionista Roberto Zeballos, os dados se referem a cepa Gama, que “imunizou muita gente”. “Não sei porque até hoje ignoram a imunidade adquirida, porque isso é imunologia básica”, afirmou Zeballos, em um claro desrespeito aos mais de 600 mil mortos no País.