Entrevista exclusiva com Lula
12 de julho de 2013, 19h39

Dilma diz que Mercosul adotará “medidas cabíveis” contra espionagem americana

Presidenta brasileira também saudou o retorno do Paraguai ao bloco econômico

Presidenta brasileira também saudou o retorno do Paraguai ao bloco econômico

Por Igor Carvalho

Presidentes se reuniram e atacaram espionagem americana (Foto: Agência Brasil)

Durante a reunião da cúpula do Mercosul, em Montevidéu, no Uruguai, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que os países sul-americanos devem adotar “medidas cabíveis” para evitar novos casos de espionagens americanas.

Para a presidenta, devem ser respeitadas a soberania dos países e a privacidade dos cidadãos. “Esse é o momento para demarcar um limite do Mercosul”. Dilma também saudou a “decisão de rechaço” adotada pelo bloco sul-americano e lembrou que a espionagem americana “fere nossa soberania e atinge os direitos individuais inalienáveis de nossa população.”

Dilma também afirmou que os “países latino-americanos foram ofendidos” quando Itália, Portugal e França restringiram seu espaço aéreo, não permitindo que o avião do presidente boliviano, Evo Morales, pousasse em seus países. A medida foi tomada após uma suspeita de que o governante levava em sua aeronave o ex-técnico da CIA Edward Snowden, que é procurado pelos EUA.

Paraguai

A presidenta falou sobre o provável retorno do Paraguai ao bloco econômico. “O Paraguai e o povo paraguaio são partes essenciais no destino do Mercosul. Queremos tê-los de volta.”

O Paraguai foi afastado do Mercosul em junho 2012, após o golpe que retirou do poder o presidente Fernando Lugo. A posse do novo presidente eleito, Horácio Cartes, servirá de mote para o retorno do país ao bloco econômico.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum