Fórumcast, o podcast da Fórum
06 de junho de 2013, 15h46

Quatro universidades federais serão criadas no Norte e Nordeste

No total, 38 mil vagas serão oferecidas em 145 cursos das duas regiões

No total, 38 mil vagas serão oferecidas em 145 cursos das duas regiões

Por Igor Carvalho

Dilma sancionou a criação de quatro universidades no Norte e Nordeste do país (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

A presidenta Dilma Rousseff sancionou, na última quarta-feira (5), lei que define a criação de quatro universidades no país: Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Oeste da Bahia (UFOB), Sul da Bahia (Ufesba) e do Cariri (UFCA).

“Criar universidades é um ato importante porque, além de criar oportunidades, tem um efeito transformador nas pessoas, nas regiões e no país”, afirmou Dilma, em discurso aos jornalistas.

Com a criação das quatro universidades, 275 municípios brasileiros possuem ao menos um câmpus de universidades federais. Em 2002, eram 114. Os números foram apresentados pelo governo e a presidenta ressaltou que o avanço deve continuar. “São municípios que respondem por uma parcela significativa da população brasileira, mas não significa que devamos parar por aqui.”

Com a criação das quatro instituições de ensino superior, o Brasil passará a ter 63 universidades federais. No Norte e Nordeste, as novas unidades vão gerar 38,3 mil novas vagas em 145 cursos. 


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum