Documentário "O Aborto dos outros" estréia em São Paulo e no Rio de Janeiro

Escrito en NOTÍCIAS el

Nesta sexta-feita, 5, o documentário "O Aborto dos Outros" estréia em São Paulo e no Rio de Janeiro. O filme, dirigido por Carla Gallo, acompanha a história de várias mulheres que praticaram o aborto, legal ou ilegalmente. São pessoas de classe social baixa , incluindo crianças, atendidas pela rede pública de saúde, que enfrentam muitas dificuldades e sofreram muitas pressões durante todo o caminho que percorreram.

Entre as entrevistadas estão, por exemplo, uma menina de 13 anos que aguarda ao lado da mãe, num quarto de hospital, a interrupção da gravidez concedida judicialmente. Mas também há aquelas que não são amparadas legalmente e recorrem a abortos clandestinos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, entre 70 mil e 80 mil mulheres morrem todos os anos por causa de abortos praticados sem segurança --sendo que 95 por cento das mortes acontecem em países em desenvolvimento, como o Brasil.
A legislação brasileira, que permite a interrupção de gravidez em alguns casos, é da década de 1940.

Em maio passado, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara rejeitou por unanimidade um projeto de 1991 e que descriminalizava o aborto. Pouco tempo depois, a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados também votou contra a proposta. 


A Fórum do mês de outubro, traz uma entrevista com a diretora Carla Gallo e debate o polêmico assunto. Aguarde!


Assista ao trailer do documentário