Dupla de espanhóis apresenta o primeiro "netbook" livre, solar e biodegradável

Escrito en NOTÍCIAS el

Pode vir a transformar-se no cavalo de Tróia dos netbooks. Dois madrilenos criaram o primeiro computador de software livre, alimentado a energia solar e totalmente biodegradável. Tudo isto a partir de 130 euros e disponível em várias cores. O computador é fabricado na China e o “software” é desenvolvido em Madrid. O iUnika Gyy estará à venda em finais do próximo mês de Junho e estará disponível em 15 mil pontos de venda em todo o mundo.

O aparelho, uma criação da empresa iUnika, tem um ecrã de oito polegadas (resolução de 800x480), pesa 700 gramas, tem rato táctil, processador Ingenic de arquitectura Mips de 400MHz, 128 MB de memória RAM (extensível a 512 MB), um disco duro de 1 GB (extensível até 64 GB com cartão SD), três portas USB, conectividade ADSL, Wi-Fi, CDMA e GPRS, 10/100 LAN Ethernet, corre no sistema operativo Linux e estará disponível em 12 idiomas. Foram criados quatro modelos: simples, solar, equipado com GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis) e o modelo GSM solar. Todos os quatro modelos são biodegradáveis.

A “carcaça” do iUnika Gyy é feita com produtos totalmente naturais, como sejam a farinha de milho e a celulose, que se fundiram numa espécie de bioplástico, um material seguro até aos 85 graus centígrados.

Este portátil é uma criação de dois madrilenos - o empresário Ángel Blázquez e Pablo Machón, presidente da Fundação para o Conhecimento Livre –, que apresentaram ontem o seu invento no International LibreMeeting 2009, perto de Madrid, conta o “El País”.

Tudo começou há dois anos, quando Blázquez começou a fabricar um portátil pequeno, ecológico e barato. Quando conheceu Machón, no ano passado, fundaram em conjunto a iUnika. “Os nossos produtos são especiais, serão sempre biodegradáveis e nenhum funcionará com programas privados e pagos”, assegura Blázquez, citado pelo “El País”.

Dois dos portáteis (modelos solar e GSM solar) carregam-se com uma placa aplicada no dorso do computador. “Demoram entre cinco e sete horas a carregar. Fizemos muitos testes, mas nunca obtivemos o mesmo resultado. Depende do sol, do ângulo... A boa notícia é que se mantém. Ao contrário de um computador normal, alimenta-se enquanto o utilizador está a trabalhar, sem cabos”.

O cartão GSM, que permite a ligação à Internet, não faz parte do pacote básico do computador, tendo o cartão de memória que permite a conectividade que ser adquirido à parte, fazendo aumentar o custo do computador de 130 para 180 euros.

O portátil vem com “umas 30 aplicações de software pré-instaladas. Existe um armazém com milhares de programas que podem instalar-se livre e gratuitamente. A ideia é que cada um o personalize”, comenta Machón, citado pelo “El País”.

“A nossa margem de lucro é mínima. Queremos posicionar a marca”, diz Blázquez. Machón insiste: “As motivações ecológicas, de respeito pelo meio ambiente e pelo utilizador não servem se não criarmos um produto que se venda muito”. Blázquez recorda, por exemplo, o falhanço do projecto OLPC, de Nicholas Negroponte, que pretendia dar às crianças dos países pobres um computador por cem dólares. Mas de cem dólares passou para o dobro, 200, e a sua comercialização eternizou-se. Como evitar os mesmos erros? “Sendo mais ágeis, não quebrando alianças”, opina Blázquez, citado pelo diário espanhol. “O projecto OLPC comprometeu-se a usar software livre, mas em 2008 passou para o Windows. Essa traição deu-lhe uma publicidade negativa”.

Outra diferença entre o projecto OLPC e o novo iUnika Gyy é o público. Se o primeiro era destinado a crianças, o novo netbook tem um público mais abrangente e poderá ser comprado em todos os grandes retalhistas do mundo. “Esta apresentação que fazemos aqui é para dar um empurrão ao seu lançamento em Espanha, França e Portugal. Na Ásia é uma ‘bomba’ e também na Europa de Leste, sobretudo na Polónia, onde está a ser muito aguardado”, concluíram os criadores.

Com informações do Softwarelivre.org