Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
06 de julho de 2016, 14h25

“É preciso respeitar as regras”, diz presidente do Uruguai a FHC e José Serra

Após receber pedidos do ex-presidente Fernando Henrique e do ministro das Relações Exteriores para não passar a presidência do Mercosul à Venezuela, Tabaré Vazquez afirmou que “é preciso respeitar as regras”.

O ex-presidente e o ministro das Relações Exteriores pediram para que o presidente uruguaio não passasse presidência do Mercosul à Venezuela, mas receberam uma negativa

Por Redação

A presidência do Mercosul (Mercado Comum do Sul) é ocupada durante seis meses pelo chefe de Estado de um dos países membros de forma rotativa. O modelo de Presidência Pro Tempore, atualmente, tem o presidente do Uruguai Tabaré Vázquez na presidência do bloco.

O ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso e o ministro das Relações Exteriores, José Serra, enviaram à Vazquez, recentemente, um pedido que tinha como objetivo o persuadir a não entregar a presidência do bloco para a Venezuela, país membro não fundador do bloco. Foi em junho de 2013 que, pela primeira vez, um país não fundador ocupou a presidência do Mercosul.

O ex-presidente Fernando Henrique, em resposta, afirmou que entende a posição do Uruguai e que o pedido não é uma quebra de regras, mas sim tem como intenção discutir se a “Venezuela fez sua lição de casa para ingressar no Mercosul”. A imprensa do Uruguai aponta que Vázquez não cederá aos pedidos dos brasileiros.

“É preciso respeitar as regras”, disse.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum