"É um absurdo", diz conselheiro do Human Rights Watch sobre denúncia contra Glenn

Toda pessoa que se diz democrata, seja de esquerda, centro, o que for, tem o dever cívico de repudiar esse ato", declarou o advogado Augusto de Arruda Botelho

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el
O advogado Augusto de Arruda Botelho, fundador do Instituto Direito de Defesa (IDDD) e conselheiro da Human Rights Watch, criticou a ação do procurador do Wellington Oliveira, pró-Moro, contra o jornalista Glenn Greenwald. Para ele, a denúncia apresentada pelo MPF é "absurda" e deve ser rechaçada. "Eu não costumo me manifestar sobre questões jurídicas sem ler o tema. Agora já li a denúncia contra o Glenn Greenwald, posso afirmar com todas as letras: É UM ABSURDO", disse Botelho. O advogado ainda declarou que repudiar a ação é um "dever cívico" de toda pessoa que se reconhece como democrata. "Toda pessoa que se diz democrata, seja de esquerda, centro, o que for, tem o dever cívico de repudiar esse ato", afirmou. Pelas redes sociais, diversas figuras da cena política criticaram a atuação do MP no episódio. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), saiu em defesa de Glenn e disse que "jornalismo não é crime". Os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff também criticaram Oliveira e disseram que houve um atentado contra a liberdade de imprensa.

Posição do The Intercept

Em nota publicada nesta tarde, o The Intercept considerou que o MP adotou um papel “claramente político” e denunciou uma tentativa de cerceamento de liberdade de expressão. “Nós do Intercept vemos nessa ação uma tentativa de criminalizar não somente o nosso trabalho, mas de todo o jornalismo brasileiro. Não existe democracia sem jornalismo crítico e livre. A sociedade brasileira não pode aceitar abusos de poder como esse”, disse o veículo.