#Fórumcast, o podcast da Fórum
14 de abril de 2014, 13h06

Edições do primeiro jornal gay do Brasil podem ser lidas online

Jornal "O Lampião de Esquina" marcou época ao retirar a pauta LGBT do armário em pleno regime de censura

Jornal “O Lampião de Esquina” marcou época ao retirar a pauta LGBT do armário em pleno regime de censura

Por Redação

Fruto de um projeto da ONG Grupo Dignidade, todas as edições daquele que pode ser considerado o primeiro jornal destinado ao público LGBT, o Lampião de Esquina, fundado em 1978, podem ser lidas online.

Em plena ditadura militar os ativistas João Silvério Trevisan, Darcy Penteado, Aguinaldo Silva, Peter Fry e João Antônio Mascarenhas fundaram a publicação que, mesmo tendo durado apenas quatro anos, marcou época por tirar a pauta LGBT do armário em pleno regime militar e de censura.

Em formato tabloide, o Lampião causou furor no seu curto tempo de existência (1978-1981), pois, contra o establishment homossexual à época, o meio utilizava palavras como “bicha” e levou à capa figuras como Fernando Gabeira e Lula. Além da questão editorial, o jornal foi também um forte catalisador da primeira onda de grupos ativistas do Brasil.

As edições do jornal “O Lampião de Esquina” podem ser conferidas aqui.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum