Eduardo Bolsonaro usa foto de obra no governo Dilma para elogiar gestão do pai

Parlamentar foi acusado de disseminar conteúdos falsos nas redes sociais: “Vão chamar fake news de liberdade de expressão?”

O deputado federal Eduardo Bolsonaro compartilhou uma foto de uma obra da gestão Dilma Rousseff (PT) com se fosse do governo Jair Bolsonaro na tentativa de fazer uma propaganda do pai presidente.

Eduardo publicou nas redes sociais uma foto de militares trabalhando na transposição do Rio São Francisco, no Nordeste, acompanhado da mensagem “Alô esquerda, esse é o segredo! Trabalhar e não roubar”.

No entanto, a imagem foi feita em 2012, durante o governo Dilma. A informação foi confirmada por diversos jornais que publicaram a foto original e por agências de verificação.

O 1º Grupamento de Engenharia do Exército confirmou à agência de notícias AFP que a imagem é de 2012, durante uma obra de drenagem externa do Canal de Aproximação à Estação de Bombeamento 01 do Eixo Leste do Projeto de Integração do rio São Francisco.

A postagem de Eduardo é do último dia (29). Nesta quinta-feira (2), a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) acusou Eduardo de divulgar conteúdos falsos.

“Isto não é boato, nem engano. Trata-se de um deputado federal fazendo propaganda do governo Bolsonaro usando foto de 2011. A foto da obra no governo de Dilma foi repassada para a Secom. Vão chamar fake news de liberdade de expressão?”, escreveu Joice.

Antes uma das principais aliadas do presidente, há alguns meses a parlamentar rompeu com o clã Bolsonaro.

Avatar de Ricardo Ribeiro

Ricardo Ribeiro

Correspondente da Fórum na Europa. Jornalista e pesquisador, é mestre em Jornalismo e Comunicação pela Universidade de Coimbra e doutorando em Política na Universidade de Edinburgh. Trabalhou na Folha de S.Paulo, Agora e UOL, entre 2008 e 2017, como repórter e editor.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR