O que o brasileiro pensa?
04 de fevereiro de 2020, 08h19

Eleição no Império: Confusão em apuração adia resultado de caucus em Iowa

Responsáveis pela apuração alegam que o atraso tem a ver com as novas regras foram incorporadas este ano, e que houve uma falha técnica no aplicativo que contabilizou os números.

Foto: Instagram/ @berniesanders

O tão esperado resultado das prévias do Partido Democrata no Estado de Iowa ainda não foi divulgado. Tudo devido a uma falha na contagem de votos. Segundo a direção do Partido Democrata em Iowa, existem “inconsistências no envio dos números” para a central de informações. Nas últimas horas, a informação difundida pela rede de notícias CNN é de que o resultado final poderia ser conhecido somente no final da tarde desta terça-feira (4).

Os responsáveis pela apuração também alegam que o atraso tem a ver com as novas regras foram incorporadas este ano às prévias realizadas nesse estado, que segue um sistema que nos Estados Unidos é conhecido como “caucus” – de votação aberta e por aglomeração, onde os eleitores devem se ficar posicionados junto ao grupo de apoiadores de um determinado candidato e é eleito aquele que mostra uma maioria mais visível.

No formato de 2020, se realizaram duas rodadas prévias, para eliminar os candidatos menos viáveis. A confusão teria acontecido apenas na terceira e última rodada, que define o vencedor, devido a uma falha técnica no aplicativo utilizado para relatar os números contabilizados nos recintos.

líder das pesquisas nesse estado até o domingo (2) era o progressista Bernie Sanders, que tinha 24% das intenções de voto, contra 20% de Joe Biden, o preferido do establishment do partido. Correm por fora o ex-militar Pete Buttigieg (16%) e a senadora Elizabeth Warren (15%).

As prévias em Iowa marcam o início do processo de escolha do candidato do Partido Democrata que enfrentará Donald Trump em novembro, e tentará evitar sua reeleição.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum