Eleições nos EUA: Republicanos Carly Fiorina e Chris Christie anunciam saída da corrida presidencial

Com a saída dos dois, que tiveram resultados ruins em Iowa e New Hampshire, restam sete dos 11 candidatos que disputaram o primeiro caucus

Escrito en GLOBAL el
Com a saída dos dois, que tiveram resultados ruins em Iowa e New Hampshire, restam sete dos 11 candidatos que disputaram o primeiro caucus Por Opera Mundi A empresária e pré-candidata republicana à Presidência dos Estados Unidos Carly Fiorina anunciou nesta quarta-feira (10/02) que irá desistir da corrida presidencial. O anúncio foi feito pelo perfil oficial de Fiorina no Facebook. Horas depois, o governador de New Jersey, Chris Christie, também saiu da disputa.

Em sua mensagem, Carly Fiorina afirmou que o Partido Republicano deve lutar pelos "norte-americanos que recusam o status quo"

"Enquanto suspendo minha candidatura hoje, continuarei a viajar pelo país e a batalhar pelos norte-americanos que se recusam a se conformar com o jeito que as coisas estão", disse no Facebook. Na votação em Iowa, na semana passada, Fiorina ficou em sétimo lugar entre os republicanos, mesma colocação que obteve nesta terça-feira (09/02) em New Hampshire.

Em um trecho da mensagem, Fiorina se dirigiu especificamente às mulheres norte-americanas. "Às jovens e às mulheres pelo país, eu digo: não deixem que os outros as definam. Não ouçam ninguém que lhes disser que vocês devem votar de certa maneira ou em certo candidato porque vocês são mulheres", disse. Na semana passada, a ex-secretária de Estado do governo Bill Clinton, Madeleine Albright, afirmou, durante comício com Hillary, que mulheres que não apoiam mulheres "têm um lugar especial reservado no inferno".

Fiorina e a democrata Hillary Clinton foram as únicas pré-candidatas mulheres, entre 12 presidenciáveis homens, a entrar nas fases das primárias eleitorais.

Chris Christie

Pouco depois de Fiorina, foi a vez de Christie desistir da corrida. Durante esta quarta-feira, houve muita especulação se ele iria sair ou não, e sua porta-voz chegou a afirmar que "nenhuma decisão" havia sido tomada. No começo da noite, no entanto, o governador de New Jersey anunciou também no Facebook sua desistência.

"Hoje, deixo a corrida eleitoral sem um 'ounce' [medida de peso usada nos EUA] de arrependimento. Estou muito orgulhoso da campanha que fiz, das pessoas que a fizeram comigo e de todos aqueles que nos deram nosso apoio e confiança no caminho", escreveu Christie.

As notícias vieram após a votação das primárias dos dois primeiros Estados, Iowa e New Hampshire. Na semana passada, Christie ficou em décimo lugar entre os republicanos em Iowa e, nesta terça-feira, na sexta colocação.

Com a saída de Christie, restariam sete republicanos na disputa pela nomeação do partido: o empresário Donald Trump, o senador pelo Texas Ted Cruz, o senador pela Flórida Marco Rubio, o governador da Flórida, Jeb Bush, o médico Ben Carson, o governador da Virginia, Jim Gilmore, e o governador de Ohio, John Kasich. No início das primárias, eram 11 pré-candidatos.

Donald Trump saiu vencedor da votação em New Hampshire, após ter ficado em segundo lugar em Iowa na semana passada, atrás de Ted Cruz. O próximo Estado será a Carolina do Sul, no dia 20 de fevereiro.

Foto de capa: Divulgação/Facebook