Em carta, Mário de Andrade comenta rumores sobre homossexualidade

Documento de 1928 era destinado ao poeta Manuel Bandeira e foi liberado pela CGU nessa semana com base na Lei de Acesso à Informação. Na carta, o autor de “Macunaíma” aborda as especulações em torno de sua sexualidade; confira.

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Documento de 1928 era destinado ao poeta Manuel Bandeira e foi liberado pela CGU nessa semana com base na Lei de Acesso à Informação. Na carta, o autor de “Macunaíma” aborda as especulações em torno de sua sexualidade; confira Por Redação Ontem (18), a Fundação Casa de Rui Barbosa liberou para consulta a íntegra de uma carta enviada pelo escritor Mário de Andrade ao poeta Manuel Bandeira no dia 7 de abril de 1928. O documento já havia sido publicado em um livro de 1966, mas teve um trecho removido, no qual o autor de “Macunaíma” comentava os rumores sobre sua sexualidade. Ao escrever ao colega, Mário reclama das especulações sobre sua possível homossexualidade e diz que procura evitar os comentários em torno disso. "Mas se agora toco neste assunto em que me porto com absoluta e elegante discrição social, tão absoluta que sou incapaz de convidar um companheiro daqui, a sair sozinho comigo na rua (veja como eu tenho a minha vida mais regulada que máquina de previsão) e si saio com alguém é porquê se poderia tirar dele um argumento para explicar minhas amizades platônicas, só minhas”, diz um trecho (mantida a grafia original). Leia abaixo a parte da carta que antes havia sido omitida, mas foi liberada nessa semana por determinação da Controladoria Geral da União (CGU), com base na Lei de Acesso à Informação. "Mas em que podia ajuntar em grandeza ou milhoria pra nós ambos, pra você, ou pra mim, comentarmos e eu elucidar você sobre a minha tão falada (pelos outros) homossexualidade? Em nada. Valia de alguma coisa eu mostrar o muito de exagero que há nessas contínuas conversas sociais? Não adiantava nada pra você que não é indivíduo de intrigas sociais. Pra você me defender dos outros? Não adiantava nada pra mim porquê em toda vida tem duas vidas, a social e a particular, na particular isso só me interessa a mim e na social você não conseguia evitar a socialisão absolutamente desprezível duma verdade inicial. Quanto a mim pessoalmente, num caso tão decisivo pra minha vida particular como isso é, creio que você está seguro que um indivíduo estudioso e observador como eu, ha-de estar bem inteirado do assunto, ha-de te-lo bem catalogado e especificado, ha-de ter tudo 'normalisado' em si, si é que posso me servir de 'normalisar' neste caso. Tanto mais, Manú, que o ridículo dos socializadores da minha vida particular é enorme. Note as incongruências e contradições em que caem.: O caso da 'Maria' não é típico? Me dão todos os vícios que, por ignorância ou por interesse de intriga, são por eles considerados ridículos e no entanto assim que fiz duma realidade penosa a 'Maria', não teve nenhum que não [palavra não estava riscada no original] caçoasse falando que aquilo era idealização pra desencaminhar os que me acreditavam nem sei o quê, mas todos falaram que era fulana de tal. Mas si agora toco neste assunto em que me porto com absoluta e elegante discrição social, tão absoluta que sou incapaz de convidar um companheiro daqui, a sair sozinho comigo na rua (veja como eu tenho a minha vida mais regulada que máquina de previsão) e si saio com alguém é porquê se poderia tirar dele um argumento para explicar minhas amizades platônicas, só minhas. Ah, Manú, disso só eu mesmo posso falar, e me deixe que ao menos pra você, com quem apesar das delicadezas da nossa amizade, sou duma sinceridade absoluta, me deixe afirmar que não tenho nenhum sequestro não. Os sequestros num caso como este onde o físico que é burro e nunca se esconde entra em linha de conta como argumento decisivo, os sequestros são impossíveis. Eis aí uns pensamentos jogados no papel sem conclusão nem sequência. Faça deles o que quiser". Foto de capa: Secult/Divulgação e USP/Divulgação