Em meio à pandemia, Weintraub lança propaganda sobre Enem e revolta estudantes

Propaganda anuncia as datas para as inscrições da prova e pede que alunos estudem "de qualquer lugar". Um em cada quatro brasileiros não tem acesso à internet

Imagem da ação publicitária do governo Bolsonaro (Reprodução)
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O Ministério da Educação, sob gestão de Abraham Weintraub, lançou uma propaganda nesta segunda-feira (4) nas redes sociais e TVs anunciando as datas de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. A medida contraria uma demanda dos próprios estudantes, que cobraram o governo pelo cancelamento da prova dada às circunstâncias da pandemia.

A propaganda do ministro causou revolta nas redes sociais, fazendo com que a tag "Enem" entrasse para os Trending Topics do Twitter. O vídeo mostra atores, em sua maioria brancos, pedindo que estudantes não desistam de prestar a prova para que o país não perca uma "nova geração de profissionais".

"A vida não pode parar. É preciso ir à luta, se reinventar, superar", diz um dos atores. "Estude. De qualquer lugar, de diferentes formas, pelos livros, internet, com ajuda à distância dos professores", pede outra atriz.

Nas redes, internautas reclamam da falta de acesso à internet que muitos estudantes enfrentam, ou ainda condições precárias dentro de casa para manter os estudos. "Mais de 40% dos brasileiros não tem acesso à internet, fica cada vez mais claro que o Enem é para o jovem que tem dinheiro e tem condições para estudar (principalmente EaD)", escreveu a blogueira Thays Vita em seu perfil no Twitter.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2018, divulgada na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que uma em cada quatro pessoas no Brasil não tem acesso à internet. Em números totais, isso representa cerca de 46 milhões de brasileiros que não acessam a rede.

Confira:

https://twitter.com/ThaysVita/status/1257362901540777988