Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
10 de janeiro de 2020, 13h11

Em resposta à exigência de saída do Iraque, EUA dizem que sua presença no país é “apropriada”

Secretário de Estado Mike Pompeo disse que poderia enviar uma delegação ao país do Oriente Médio, como solicita o primeiro-ministro Adel Abdul Mahdi, mas essa não trataria da retirada das tropas, e sim de uma “mudança na aliança estratégica entre Washington e Bagdá”.

Mike Pompeo (Foto: Gag Skidmore)

A exigência do primeiro-ministro do Iraque, Adel Abdul Mahdi, para que as tropas estadunidenses abandonem o seu território recebeu uma resposta pouco amigável por parte da Casa Branca.

Nesta sexta-feira (10), o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse que “a presença das nossas forças nessa região é apropriada, especialmente neste momento”. Contudo, o funcionário da administração Trump reconheceu que “é necessária uma nova conversa entre os governos dos Estados Unidos e do Iraque, não só sobre o tema da segurança, como também sobre nossas relações econômica e diplomática”.

Nesse sentido, Pompeo assegurou que, caso o país envie uma delegação ao Iraque, como solicitou Mahdi recentemente, ela se dedicaria, principalmente, a “conversar sobre uma mudança na aliança estratégica entre Washington e Bagdá”.

A relação entre os Estados Unidos e o Iraque também ficaram abaladas após os assassinatos do general iraniano Qassem Soleimani e do líder do grupo Kataib Hezbolá, Abu al-Muhandis – ambos realizados pelo exército norte-americano, ordenados pelo presidente Donald Trump.

A exigência de Mahdi ao exército americano obedece a uma resolução aprovada pelo Parlamento iraquiano, após os dois ataques da semana passada.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum