Em vídeo, Paulo Paim pede aprovação de dez medidas contra o racismo

Senador do PT-RS reforça campanha para que Congresso avalie projetos, chamando apoiadores a publicar fotos e vídeos com a hashtag #10MedidasContraoRacismo; veja quais são elas

O senador Paulo Paim (PT-RS) publicou nesta quarta-feira (16) um vídeo no YouTube para reforçar a campanha pela aprovação, pelo Congresso Nacional, de dez medidas contra o racismo.

No vídeo, Paim convida os internautas a participarem da campanha, publicando uma foto ou um vídeo em suas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter – com a hashtag #10MedidasContraoRacismo.

“Vamos juntos fortalecer esta luta contra toda e qualquer forma de preconceito. Sem respeito ao próximo, não haverá democracia racial”, diz o senador no vídeo. “Vida longa às políticas humanitárias”, finaliza.

Veja quais são as medidas que a campanha defende que sejam aprovadas.

LS 787/15: Cria agravantes para crimes praticados por motivo de preconceitos e racismo;

PL 4373/20: Tipifica como crime de racismo a injúria racial;

PL 5231/20: Trata da abordagem policial dos agentes públicos e privados

PL 4656/20: Assegura a continuidade das cotas nos ensinos superior e técnico e PL 3434/20 que reserva vagas para estudantes nos programas de pós-graduação;

PEC 33/16: Cria Fundo de Promoção da Igualdade Racial

PLS 239/2016: Atualiza as normas sobre o Exame de Corpo de Delito e Perícias Criminais (autos de resistência);

PL 5404/20: Classifica como crime qualificado e hediondo o homicídio ou feminicídio praticados em razão de raça, cor ou etnia;

PLS 214/10: Cria o auxílio estudantil para alunos carentes;

PRS 55/20: Cria o Selo Zumbi dos Palmares aos municípios que adotarem políticas públicas destinadas ao combate ao racismo e aos preconceitos, inclusive no mundo do trabalho.

E por fim, implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08, que tratam do ensino e valorização da história dos negros e indígenas no Brasil.

Além disso, a campanha pede que seja criada a Frente Parlamentar Mista Antirrascimo no Congresso e a aprovação da subcomissão de combate ao racismo e aos preconceitos na Comissão de Direitos Humanos do Senado.

Ainda defendem a aprovação do projeto que ratifica texto da Convenção Interamericana contra o Racismo. O texto já foi referendado pela Câmara, no dia 9, e agora aguarda votação no Senado.

Veja o vídeo de Paim.

Avatar de Fabíola Salani

Fabíola Salani

Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou por mais de 20 anos na Folha de S. Paulo e no Metro Jornal, cobrindo cidades, economia, mobilidade, meio ambiente e política.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR