Moradores de Embu das Artes denunciam burocracia para se vacinar contra a Covid

À Fórum, a prefeitura afirmou que o número reduzido de doses exige controle rígido, mas ninguém está impedido de se vacinar

A internauta e moradora de Embu das Artes (SP) Alessandra Vespa usou as redes para denunciar burocracia que a prefeitura de Embu das Artes está exigindo para que as pessoas possam receber o imunizante contra a Covid.

Segundo Alessandra, a sua vacinação estava agendada para a última sexta-feira (16) e que levou todos os documentos que comprovavam que ela é uma moradora de Embu.

O serviço de Saúde informou Alessandra que ela “precisaria de uma declaração de residência feita com firma reconhecida em cartório e que só assim poderia voltar”.

Ao tornar pública a sua dificuldade em ser vacinada, Alessandra começou a receber uma série de denúncias de outras pessoas que passaram pela mesma situação.

Após a denúncia de Alessandra, outros inernautas também relataram problemas semelhantes em suas respectivas cidades

Controle necessário

À Fórum, a prefeitura de Embu das Artes informou que neste momento “Está vacinando pessoas com 30 anos ou mais. Vacinamos 137.719 pessoas, sendo 109.380 com a primeira dose, 22.480 com a segunda, e 5.859 com dose única”.

Sobre os problemas relatados em relação às documentações exigidas, a administração afirmou que só não aceita “documentos que não apresentem data referência ou ainda aqueles que efetivamente não comprovem a residência em Embu das Artes”.

Além disso, a prefeitura de Embu também informou que, “quando inexistente qualquer documento, disponibilizamos equipe da atenção básica para visitar a casa do paciente para que possamos assim atualizar os dados do ministério da saúde e imunizar o paciente”.

Publicidade

Questionamos Alessandra se tal opção foi oferecida a ela ou para outras pessoas.

“Não foi ofertado a mim e ninguém relatou essa opção pra mim. A única opção que ofereceram foi pagar declaração de residência no cartório”.

Publicidade

Por fim, a prefeitura de Embu das Artes também afirmou que “não procede a informação de que o município de Embu das Artes impede as pessoas de se vacinarem e por isso consegue avançar nas idades dias antes do previsto pelo governo estadual”.

Notícias relacionadas

Avatar de Marcelo Hailer

Marcelo Hailer

Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR