Empresa JBS estaria por trás de campanha contra Sakamoto, aponta investigação

Alvo de reportagens sobre problemas trabalhistas e ambientais, a empresa teria patrocinado notícias falsas contra o jornalista, que passou a ser vítima de xingamentos, agressões físicas e até ameaças de morte.

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Alvo de reportagens sobre problemas trabalhistas e ambientais, a empresa teria patrocinado notícias falsas contra o jornalista, que passou a ser vítima de xingamentos, agressões físicas e até ameaças de morte Por Redação* As empresas JBS e 4Buzz estão sendo apontadas como responsáveis por uma campanha difamatória contra o jornalista Leonardo Sakamoto, blogueiro do UOL e membro da ONG Repórter Brasil. A informação surgiu por meio de documentos produzidos por ordem judicial. De acordo com papéis obtidos junto ao Google e a operadora de telefonia GVT, as companhias estariam por trás do patrocínio ao link "Leonardo Sakamoto Mente", apresentado como primeiro resultado nas pesquisas sobre o jornalista em 2015. O link levava o internauta para o texto "Sakamoto recebe mais de R$ 1 milhão para chamar opositores de mercenários, denuncia Luciano Ayan", abrigado no site FolhaPolítica.org, que reúne postagens contra o PT e também notícias falsas. Diante das acusações de corrupção contra ele, Sakamoto resolveu recorrer à Justiça para que o Google informasse quem havia contratado o anúncio, que gerou uma série de retaliações como xingamentos, agressões físicas e até ameaças de morte contra o blogueiro. Alvo de matérias do site da Repórter Brasil sobre problemas trabalhistas e ambientais, a JBS, dona das marcas Friboi e Swift, confirmou por meio de sua assessoria de imprensa que contratou a 4Buzz para ações na web em 2015 para promoção de notícias, mas alegou que nenhuma delas fazia referência a Sakamoto. A 4Buzz, por sua vez, não soube explicar por que os IPs da empresa apareceram na investigação como a origem das difamações. * Com informações da Folha de S. Paulo Foto de capa: Alesp