Encontro reúne finalistas do 3º Concurso Aprender e Ensinar

Veja a cerimônia de premiação e conheça os 6 vencedores

Escrito en BRASIL el

Professores recebem troféus e apresentam suas tecnologias sociais no evento, com transmissão ao vivo 

Da Redação

Os 65 professores finalistas do 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais, promovido pela Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil, participam de Encontro Nacional na próxima sexta-feira (22) e sábado (23), em Brasília. No evento, serão conhecidos os seis vencedores do prêmio. Eles vão participar do Fórum Social Mundial 2013, que acontece na Tunísia, em março.

Na capital federal, os professores vão apresentar as tecnologias sociais desenvolvidas nas escolas onde lecionam, além de participar de seminário sobre o tema. Todos eles já enviaram um projeto detalhado sobre suas iniciativas, construídas com interação com a comunidade, com grande impacto pedagógico e que podem ser reaplicadas.

“Recebemos propostas consistentes, um material muito rico que mostra que o Concurso está atingindo seu objetivo, que é disseminar o conceito de tecnologia social”, afirma Claiton Mello, gerente de Educação e Tecnologia Inclusiva, da Fundação Banco do Brasil. Os projetos buscam promover a preservação ambiental, geração de trabalho e renda, inclusão digital, inclusão de pessoas com deficiência, valorização da cultura local e resgate de saberes tradicionais, o uso de games e novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) como ferramentas pedagógicas, entre outras boas ideias.

“A qualidade das propostas é impressionante, o que, inclusive, dificultou a escolha dos finalistas e vencedores”, diz Renato Rovai, editor da Revista Fórum. Os 65 finalistas (três de São Paulo, dois dos demais estados e dez de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia) já foram premiados com tablets e um ano de assinatura da Revista Fórum, entregues em cerimônias estaduais de premiação, organizadas pelo Banco do Brasil.

O Concurso Em sua terceira edição, o 3º Concurso Aprender e Ensinar recebeu 4.698 inscrições de professores de todo o País. Desses, 1.780 se certificaram, ou seja, detalharam as iniciativas ou propostas desenvolvidas em suas escolas que aproximam os estudantes, os demais professores ou a comunidade do tema tecnologia social.

O 1º Concurso Aprender e Ensinar foi realizado em 2008 e recebeu 2.640 inscrições de todo o Brasil. Os vencedores foram ao Fórum Social Mundial de Belém (PA) em janeiro de 2009. Na segunda edição, em 2010, foram 3.075 inscritos, e os cinco educadores premiados viajaram a Dacar, no Senegal, em 2011.

Serviço Encontro dos Finalistas do 3º Concurso Aprender e Ensinar Dias 22 e 23 de fevereiro Kubitschek Plaza Hotel Shn Quadra 2 - Asa Norte Brasília – DF

Mais informações e transmissão ao vivo: www.aprenderensinarts.com.br, revistaforum.com.br e www.fbb.org.br

Programação

Dia 22 (sexta-feira) 12h – Almoço de recepção 14h30 – Roda de conversa - Apresentação do Concurso Aprender e Ensinar e das iniciativas dos 65 finalistas 20h – Evento de Premiação - Cerimônia de entrega de certificados e troféu

Dia 23 (sábado) 10h – Mesa de debate sobre Tecnologias Sociais - Com o presidente da FBB, Jorge Streit, o professor Universidade Federal do ABC Sérgio Amadeu da Silveira, o coordenador do Minsitério da Educação, Maurício Prado, e o editor da Revista Fórum, Renato Rovai 13h – Almoço 15h – Visita à Estação de Metarreciclagem de Samambaia