"Entendi tudo que ele disse", diz primeira paciente de estrangeiro do Mais Médicos

O médico uruguaio, Gonzalo Lacerda Casaman, socorreu mulher atropelada por uma moto em Vitória de Santo Antão, onde faz o curso de treinamento para profissionais estrangeiros

Escrito en BRASIL el
O médico uruguaio, Gonzalo Lacerda Casaman, socorreu mulher atropelada por uma moto em Vitória de Santo Antão, onde faz o curso de treinamento para profissionais estrangeiros  Da Redação

Nesta quarta-feira (28) Gonzalo Lacerda Casaman, médico uruguaio contratado pelo programa Mais Médicos, fez o seu primeiro atendimento no Brasil. O profissional socorreu uma mulher atropelada por uma moto em Vitória de Santo Antão, onde se localiza a Faculdade Miguel Arraes, umas das instituições onde os profissionais estrangeiros contratados pelo programa do governo federal recebem treinamento.

Casaman voltava do almoço quando ouviu um forte barulho e viu uma senhora no chão da Rua Enrico Valois, localizada nas proximidades da Faculdade Miguel Arraes. "Ele me disse para ficar calma, me tirou da rua e me examinou", disse Helena Paulino de Araújo, de 63 anos, em entrevista à Agência Estado. "Entendi tudo que ele disse", comentou a vítima do atropelamento.

O médico uruguaio fez um exame preliminar em Helena e constatou que ela havia sofrido escoriações no joelho e cotovelo esquerdos, sem gravidade. Entretanto, por ela também ter sido atingida no tórax, Casaman pediu que o guarda de trânsito chamasse o serviço de emergência (Samu), que chegou minutos depois, fez os curativos e a encaminhou para a realização de um raio X.

Helena, que se consulta no posto médico do bairro Bela Vista, criticou o atendimento oferecido na unidade de saúde. "Quase não tem médico lá", declarou, e elogiou o programa Mais Médicos. "Com certeza vale a pena os médicos estrangeiros." O médico uruguaio afirmou que não esperava realizar seu primeiro atendimento ainda na fase de treinamento, mas se disse feliz com a oportunidade inesperada de poder ajudar. "É para isto que estamos aqui", disse.

Com informações da Agência Estado.  

(Foto de capa: Elza Fiuza / ABr)