Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de fevereiro de 2012, 19h13

Entidade judaica adere a boicote contra Israel

Em sua primeira Assembléia Geral Ordinária realizada no final da semana passada ( 13 e 14/06/09), a organização “Vozes Judaicas Independentes “ (Canadá) votou pela adesão à crescente campanha internacional em apoio ao apelo palestino de boicote, alienação e sanções contra Israel. Esta decisão torna a “ Vozes Judias Independentes” a primeira organização judaica no mundo a tomar esse tipo de iniciativa.

A resolução afirma que a VJI dará "apoio ao chamado da Palestina para uma campanha de boicote, alienação e as sanções até que Israel cumpra sua obrigação de reconhecer o direito do povo palestino à auto-determinação e está em conformidade com os preceitos do direito internacional, incluindo o direito dos palestinos ao regresso dos refugiados aos seus lares e propriedades, tal como estipulado na Resolução 194 da ONU." Vozes Judaicas Independentes (VJI) votou a adesão à Campanha Internacional do Boicote porque nos encontramos em solidariedade com o povo palestino e apoiamos o seu direito à auto-determinação", diz Diana Ralph, co-presidente do IJV. "Estamos solicitando ao governo canadense e a todos os deputados do Parlamento Europeu que impulsionem as sanções imediatas sobre Israel" ,completou Ralph.

"Chegou a hora para as pessoas ao redor do mundo vencerem o desafio em Israel / Palestina, como fizemos para a África do Sul", disse Fabienne Presentey, membro diretor do Comitê da IJV. "Todas as vozes que se levantaram contra esta injustiça deve fazer o mesmo."A resolução, que foi aprovada com o apoio de 95 por cento dos delegados votantes, também exorta o governo canadense a cessar sua postura acrítica e seu apoio a Israel e insiste para que Israel respeite a lei internacional.

Muitas organizações proeminentes em todo o mundo aderiram à Campanha do BDS, incluindo o Congresso dos Sindicatos Sul Africano (COSATU), UNISON (Reino Unido), dos Transportes e do General Workers‘ Union (UK), Canadian União dos Trabalhadores dos Correios, União dos empregados do setor público canadense -Ontário, seis sindicatos norueguês, irlandês Congresso dos Sindicatos, escocesa Trades Union Congress, e Intersindical Alternativa de Catallunya.A organização “Vozes Judias Independentes” (Canadá) é uma entidade nacional com representações em Vancouver, Winnipeg, Toronto, Hamilton, Otava, Montreal e Halifax.

Foto por Oren Ziv/ActiveStills.

Publicado originalmente em The Electronic Intifada. Tradução de Somos Todos Palestinos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags