Entidade judaica adere a boicote contra Israel

Escrito en NOTÍCIAS el

Em sua primeira Assembléia Geral Ordinária realizada no final da semana passada ( 13 e 14/06/09), a organização “Vozes Judaicas Independentes “ (Canadá) votou pela adesão à crescente campanha internacional em apoio ao apelo palestino de boicote, alienação e sanções contra Israel. Esta decisão torna a “ Vozes Judias Independentes” a primeira organização judaica no mundo a tomar esse tipo de iniciativa.

A resolução afirma que a VJI dará "apoio ao chamado da Palestina para uma campanha de boicote, alienação e as sanções até que Israel cumpra sua obrigação de reconhecer o direito do povo palestino à auto-determinação e está em conformidade com os preceitos do direito internacional, incluindo o direito dos palestinos ao regresso dos refugiados aos seus lares e propriedades, tal como estipulado na Resolução 194 da ONU." Vozes Judaicas Independentes (VJI) votou a adesão à Campanha Internacional do Boicote porque nos encontramos em solidariedade com o povo palestino e apoiamos o seu direito à auto-determinação", diz Diana Ralph, co-presidente do IJV. "Estamos solicitando ao governo canadense e a todos os deputados do Parlamento Europeu que impulsionem as sanções imediatas sobre Israel" ,completou Ralph.

"Chegou a hora para as pessoas ao redor do mundo vencerem o desafio em Israel / Palestina, como fizemos para a África do Sul", disse Fabienne Presentey, membro diretor do Comitê da IJV. "Todas as vozes que se levantaram contra esta injustiça deve fazer o mesmo."A resolução, que foi aprovada com o apoio de 95 por cento dos delegados votantes, também exorta o governo canadense a cessar sua postura acrítica e seu apoio a Israel e insiste para que Israel respeite a lei internacional.

Muitas organizações proeminentes em todo o mundo aderiram à Campanha do BDS, incluindo o Congresso dos Sindicatos Sul Africano (COSATU), UNISON (Reino Unido), dos Transportes e do General Workers? Union (UK), Canadian União dos Trabalhadores dos Correios, União dos empregados do setor público canadense -Ontário, seis sindicatos norueguês, irlandês Congresso dos Sindicatos, escocesa Trades Union Congress, e Intersindical Alternativa de Catallunya.A organização “Vozes Judias Independentes” (Canadá) é uma entidade nacional com representações em Vancouver, Winnipeg, Toronto, Hamilton, Otava, Montreal e Halifax.

Foto por Oren Ziv/ActiveStills.

Publicado originalmente em The Electronic Intifada. Tradução de Somos Todos Palestinos.