Equipamento da UFBA faz diagnóstico do coronavírus em apenas 3 horas

Com outros métodos, demora pode ser de até 48 horas. Redução do tempo ajuda a diminuir também o tempo de isolamento dos pacientes

Um equipamento da UFBA (Universidade Federal da Bahia) é capaz de realizar o diagnóstico do 2019 n-CoV, a nova mutação do coronavírus, em no máximo 3 horas.

O aparelho, chamado Real Timer, realiza um processo que os especialistas batizaram com a sigla RT-PCR. Segundo o virologista Gúbio Soares, da UFBA, a máquina “é capaz de identificar o material genético do vírus, e é isso que os laboratórios utilizam para cravar o diagnóstico”.

Sem o Real Timer, o diagnóstico do 2019 n-CoV pode tardar até 48 horas. A redução do tempo ajuda os médicos a iniciarem um tratamento antes da doença avançar a níveis mais críticos, diminuindo também o tempo de isolamento dos pacientes

O equipamento chegou a universidade em 2019, e é uma versão mais moderna do que vem sendo utilizado, nos últimos cinco anos, para identificar o zika vírus. Segundo Soares, o processo realizado na UFBA é a forma mais eficiente para se fazer um diagnóstico do novo coronavírus.

“Ainda não existem testes imunológicos para detectar anticorpos contra o vírus porque ele é novo”, explica o virologista, que garante que o aparelho é capaz de analisar até 90 amostras por mês.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR