Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de fevereiro de 2020, 21h22

Equipamento da UFBA faz diagnóstico do coronavírus em apenas 3 horas

Com outros métodos, demora pode ser de até 48 horas. Redução do tempo ajuda a diminuir também o tempo de isolamento dos pacientes

O virologista Gúbio Soares (foto: Correio 24 Horas)

Um equipamento da UFBA (Universidade Federal da Bahia) é capaz de realizar o diagnóstico do 2019 n-CoV, a nova mutação do coronavírus, em no máximo 3 horas.

O aparelho, chamado Real Timer, realiza um processo que os especialistas batizaram com a sigla RT-PCR. Segundo o virologista Gúbio Soares, da UFBA, a máquina “é capaz de identificar o material genético do vírus, e é isso que os laboratórios utilizam para cravar o diagnóstico”.

Sem o Real Timer, o diagnóstico do 2019 n-CoV pode tardar até 48 horas. A redução do tempo ajuda os médicos a iniciarem um tratamento antes da doença avançar a níveis mais críticos, diminuindo também o tempo de isolamento dos pacientes

O equipamento chegou a universidade em 2019, e é uma versão mais moderna do que vem sendo utilizado, nos últimos cinco anos, para identificar o zika vírus. Segundo Soares, o processo realizado na UFBA é a forma mais eficiente para se fazer um diagnóstico do novo coronavírus.

“Ainda não existem testes imunológicos para detectar anticorpos contra o vírus porque ele é novo”, explica o virologista, que garante que o aparelho é capaz de analisar até 90 amostras por mês.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum