O que o brasileiro pensa?
19 de fevereiro de 2014, 16h31

Escola Base: SBT é condenado a pagar R$ 200 mil a ex-donos

Em 1994, donos da instituição foram acusados de abusarem sexualmente dos alunos. À época, vários veículos divulgaram a falsa versão

Após ser alvo de matérias caluniosas, Escola Base foi pichada e depedrada

 

Em 1994, donos da instituição foram acusados de abusarem sexualmente dos alunos. À época, vários veículos divulgaram a falsa versão

Por Redação

A Justiça condenou o SBT por danos morais devido a reportagens exibidas em 1994, ano em que estourou o “escândalo” da Escola Base, acusando os donos do colégio de abusarem sexualmente dos alunos. A emissora vai ter de pagar R$ 200 mil a Icushiro Shimada e Maria Aparecida Shimada.

No processo, Aparecida e Icushiro alegam que tiveram as suas vidas destruídas por conta das reportagens. Além de canais de televisão, jornais e revistas também veicularam reportagens e diziam se basear em “fontes oficiais”. Depois, tudo foi desmentido, mas já era tarde, a escola foi depedrada, e os donos falidos e ameaçados de morte.

Além do SBT, a Rede Globo também foi condenada, em 2005, a pagar R$ 1,35 milhão, mas recorreu e o caso ainda não transitou em julgado. Os jornais O Estado de S. PauloFolha de S. Paulo e a revista IstoÉ também foram condenados. Em todos casos ainda não houve decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum