Esculturas doadas por artista plástico são furtadas de ponto turístico do Recife

Peças feitas por Francisco Brennand foram levadas do Parque das Esculturas

Esculturas de bronze feitas pelo artista plástico pernambucano Francisco Brennand que estavam no Parque das Esculturas, um dos pontos turísticos do Recife, foram furtadas nesta semana. O crime foi constatado por frequentadores, conforme reportagens dos jornais Folha de Pernambuco e Diário de Pernambuco.

O parque fica em frente ao Marco Zero do Recife e é uma das paradas de roteiros turísticos da cidade. Entre as peças furtadas estão um pelicano, uma serpente marinha de 22 metros e atobás.

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) informou que já fez um levantamento das obras que foram furtadas do parque e que acionou a Secretaria de Defesa Social (SDS) para que a segurança do local seja reforçada. Diz no comunicado que o parque é constante alvo de vandalismo e que reforçou a iluminação do local com instalação de sistema de LED no início do mês passado. Escreveu ainda que a Guarda Civil Municipal monitora o parque por meio de câmeras e da Ronda do Turismo.

Brennand era um dos maiores artistas do Recife e morreu em dezembro do ano passado, aos 92 anos. O parque era uma “menina de seus olhos” e o prefeito da cidade, Geraldo Julio (PSB), decretou luto oficial de três dias no município quando ele faleceu. Mesmo com essa relevância, seu legado consegue ser furtado.

Avatar de Fabíola Salani

Fabíola Salani

Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou por mais de 20 anos na Folha de S. Paulo e no Metro Jornal, cobrindo cidades, economia, mobilidade, meio ambiente e política.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR