Esculturas doadas por artista plástico são furtadas de ponto turístico do Recife

Peças feitas por Francisco Brennand foram levadas do Parque das Esculturas

Escrito en CULTURA el

Esculturas de bronze feitas pelo artista plástico pernambucano Francisco Brennand que estavam no Parque das Esculturas, um dos pontos turísticos do Recife, foram furtadas nesta semana. O crime foi constatado por frequentadores, conforme reportagens dos jornais Folha de Pernambuco e Diário de Pernambuco.

O parque fica em frente ao Marco Zero do Recife e é uma das paradas de roteiros turísticos da cidade. Entre as peças furtadas estão um pelicano, uma serpente marinha de 22 metros e atobás.

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) informou que já fez um levantamento das obras que foram furtadas do parque e que acionou a Secretaria de Defesa Social (SDS) para que a segurança do local seja reforçada. Diz no comunicado que o parque é constante alvo de vandalismo e que reforçou a iluminação do local com instalação de sistema de LED no início do mês passado. Escreveu ainda que a Guarda Civil Municipal monitora o parque por meio de câmeras e da Ronda do Turismo.

Brennand era um dos maiores artistas do Recife e morreu em dezembro do ano passado, aos 92 anos. O parque era uma “menina de seus olhos” e o prefeito da cidade, Geraldo Julio (PSB), decretou luto oficial de três dias no município quando ele faleceu. Mesmo com essa relevância, seu legado consegue ser furtado.