Especialista criticado por Trump confirma bons resultados em testes com antiviral como cura para o coronavírus

Estudo reconhecido pelo epidemiologista Anthony Fauci mostra que a taxa de mortalidade entre pacientes que usam o remdesivir é menor, inclusive quando usado em casos graves. “Efeito é claro e positivo”, diz o cientista

Foto: divulgação
Escrito en CORONAVÍRUS el

Nesta quarta-feira (29), o epidemiologista norte-americano Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, comentou em uma entrevista os resultados de uma pesquisa sobre o uso do antiviral remdesivir em pacientes com covid-19, e assegurou que se observou um “efeito claro e positivo” entre os que experimentaram este tratamento.

Segundo o estudo realizado pela empresa Gilead, em conjunto com universidades estadunidenses, considerando os casos leves (nos quais todos foram curados), o tempo médio de recuperação dos pacientes que tomaram o remdesivir foi de 11 dias, enquanto os que tomaram outros remédios demoraram mais de 15 em se curar.

Com relação ao tratamento usado em casos mais graves, o remdesivir não foi capaz de curar todos, mas mostrou um índice de mortalidade menor: 8%, contra 11,6% entre os que foram tratados com outros medicamentos.

Fauci é um dos especialistas que forma parte da equipe formada pela Casa Branca para enfrentar a pandemia do coronavírus, mas é frequentemente hostilizado pelo presidente Donald Trump, por afirmar que o país demorou muito em impor as medidas de isolamento recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

O remdesivir é um medicamento experimental desenvolvido pela Gilead há cerca de 5 anos, para tratar o vírus Ebola, mas foi considerado um fracasso, por não ser capaz de conter a infecção causada por aquele vírus.