Especialistas alertam para risco de novo ciclone no sul do Brasil

Estudos meteorológicos apontam a formação de um centro de baixa pressão e seu aprofundamento junto à costa do Rio Grande Sul no próximo dia 8

Foto: Reprodução/MetSulCréditos: Reprodução/Metsul
Escrito en BRASIL el

Dias depois que um "ciclone bomba" atingiu estados do sul do país, especialistas alertam para a possibilidade de um segundo fenômeno, similar ao desta semana, passar pela mesma região nos próximos dias.

Uma nota publicada nesta sexta-feira (3) pela MetSul Meteorologia, afirma que estudos indicam a formação de um centro de baixa pressão e seu aprofundamento junto à costa do Rio Grande do Sul no próximo dia 8 de julho. Os mapas mostram projeções vindas dos Estados Unidos e do Canadá.

O chamado “ciclone bomba” é um ciclone extratropical associado a uma frente fria. Nesta semana, o fenômeno causou tempestades e ventos de mais de 100 km /h em Santa Catarina e no Rio Grande Sul.

Esta nova formação, no entanto, não deve ser tão explosiva com a anterior, que derrubou prédios e matou pessoas, uma vez que os modelos indicam a formação de um sistema de baixa pressão.

A MetSul Meteorologia disse ainda que a questão não é "se" o estado terá novos ciclones, mas quando. "É uma certeza" que o estado enfrente novos fenômenos: "Pode ser ainda neste ano, pode ser ano que vem ou apenas daqui a alguns anos".