Fórumcast, o podcast da Fórum
24 de outubro de 2017, 16h21

Espírito Santo aprova projeto que proíbe nudez e representação de ato sexual em exposições

Trevas: a proposta, aprovada na Assembleia do estado, vem em meio a um levante conservador contra a liberdade artística nos museus pelo país. Projeto agora deve passar pela sanção do governo estadual

Por Redação

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo aprovou, na tarde desta segunda-feira (23), um projeto de lei que proíbe nudez e representação de ato sexual em exposições de museus e equipamentos públicos do estado. A proposta foi votada em regime de urgência e ganhou o apoio de quase todos os deputados da casa. Apenas o deputado Sérgio Mageski votou contra.

De autoria do deputado estadual Euclério Sampaio (PDT), o projeto, de acordo com o parlamentar, visa “promover o bem-estar das famílias”.

“Não se trata de punir manifestações quaisquer, senão as de natureza sexual que possam causar constrangimento aos cidadãos de diversas idades, crenças e costumes, portanto, o que se pretende com a matéria é a promoção do bem-estar das famílias do Espírito Santo”, escreveu.

A proibição abrangerá expressões artísticas ou culturais que contenham fotografias, textos, desenhos, pinturas, filmes e vídeos que exponham o ato sexual e a nudez humana, exceto quando a exposição tiver fins estritamente pedagógicos.

O projeto deve passar ainda pela sanção do governo do estado e, se sancionada a lei, o descumprimento acarretará em multa de R$ 3.186, 50, que pode ser duplicada em caso de reincidência.

A proposta vem em meio a um levante conservador e moralista encampado Brasil afora contra a liberdade artística. A exposição Queermuseu, em Porto Alegre, foi censurada pelo Santander Cultural após protestos de grupos de direita e uma performance do Museu de Arte Moderna de São Paulo, envolvendo nú artístico, foi extremamente criticada e também alvo de protestos. A peça de teatro “Jesus rainha o Céu”, que tem uma atriz trans interpretando Jesus Cristo, também sofreu tentativa de censura recentemente.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum