Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de fevereiro de 2012, 09h48

Estrelas da música britânica se unem contra gravadoras

Estrelas da música britânica, como o grupo Radiohead e o cantor Robbie Williams, se uniram em um grupo de pressão, para terem um maior controle de seus trabalhos frente às gravadoras, informaram neste sábado (4) os promotores da iniciativa.

A chamada Coalizão de Renomados Artistas é integrada por mais de 60 solistas e bandas, entre eles a cantora Kate Nash e os grupos Kaiser Chiefs e The Verve. "É hora de os artistas terem uma voz coletiva forte para lutar por seus interesses", afirmou a respeito Brian Message, agente do Radiohead e de Kate Nash.

Um dos objetivos dos músicos é ficar com os direitos autorais de suas composições – atualmente em mãos de muitas gravadoras -, assim como aumentar sua participação nas vendas de discos e aumentar sua parte na divisão dos ganhos.

Os membros do grupo de pressão acham que, na era digital, a música que compõem pode ser vendida e utilizada por muitos mais canais que no passado, o que faz muitos artistas se sentirem excluídos desses novos mercados.

"Gravadoras e companhias tecnológicas estão assinando acordos para levarem a música aos fãs de novas maneiras", destaca o estatuto da coalizão. "Os artistas", diz o texto, "não participam dessas negociações e seus interesses provavelmente são considerados por alto. Os artistas deveriam receber uma compensação justa por esses acordos".

Recentemente, várias bandas lançaram seus álbuns na internet, sem o apoio de grandes contratos com gravadoras.
(Com informações da agência EFE)


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags