Estrelas da música britânica se unem contra gravadoras

Escrito en NOTÍCIAS el

Estrelas da música britânica, como o grupo Radiohead e o cantor Robbie Williams, se uniram em um grupo de pressão, para terem um maior controle de seus trabalhos frente às gravadoras, informaram neste sábado (4) os promotores da iniciativa.

A chamada Coalizão de Renomados Artistas é integrada por mais de 60 solistas e bandas, entre eles a cantora Kate Nash e os grupos Kaiser Chiefs e The Verve. "É hora de os artistas terem uma voz coletiva forte para lutar por seus interesses", afirmou a respeito Brian Message, agente do Radiohead e de Kate Nash.

Um dos objetivos dos músicos é ficar com os direitos autorais de suas composições - atualmente em mãos de muitas gravadoras -, assim como aumentar sua participação nas vendas de discos e aumentar sua parte na divisão dos ganhos.

Os membros do grupo de pressão acham que, na era digital, a música que compõem pode ser vendida e utilizada por muitos mais canais que no passado, o que faz muitos artistas se sentirem excluídos desses novos mercados.

"Gravadoras e companhias tecnológicas estão assinando acordos para levarem a música aos fãs de novas maneiras", destaca o estatuto da coalizão. "Os artistas", diz o texto, "não participam dessas negociações e seus interesses provavelmente são considerados por alto. Os artistas deveriam receber uma compensação justa por esses acordos".

Recentemente, várias bandas lançaram seus álbuns na internet, sem o apoio de grandes contratos com gravadoras.
(Com informações da agência EFE)