Estudante cria máscaras transparentes para ajudar surdos na leitura labial

Nos EUA, jovem de 21 anos faz produção em casa e não cobra; expressão facial também é essencial para a linguagem de sinais

A estudante Ashley Lawrence, de 21 anos, com a sua máscara transparente (Foto: Reprodução/Youtube)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Uma estudante de 21 anos desenhou máscaras especiais nos EUA. As máscaras têm uma transparência na região da boca, para que as pessoas com deficiência auditiva possam fazer leitura labial nos que estão utilizando a proteção.

Ashley Lawrence estuda educação para surdos e pessoas com problemas auditivos e mora em Woodford County, no estado do Kentucky

“Mesmo a linguagem de sinais costuma ser muito emocional, as expressões faciais são essenciais para a comunicação. Praticamente metade do que você está dizendo se perde quando você esta usando uma máscara”, explicou Lawrence. “Eu percebi que há uma grande parte da população sendo negligenciada.”

Cumprindo regras de isolamento, a estudante fábrica as máscaras em casa, com a ajuda da mãe e materiais que tem na residência.

“Começamos fazendo com os lençóis que tínhamos e, felizmente, os lençóis eram grandes. Temos dois ou três jogos, então estamos aproveitando o tecido. O plástico também tínhamos em casa, alguns meses atrás, precisávamos de pano plástico para alguma coisa. Temos um pouco disso, mas felizmente ainda não precisamos de mais materiais”, disse Lawrence.

Nos últimos dois dias, ela recebeu dezenas de pedidos, de seis estados. Lawrence não cobra pelas máscaras.

https://youtu.be/3olNMX1g9LI