Estudantes da USP ocupam sede do DCE

Escrito en NOTÍCIAS el

Cerca de 200 estudantes da USP ocuparam a sede original do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Alexandre Vanucchi Leme, às 22h. A proposta de ocupação do espaço foi encamihada em assembleia geral realizada no prédio da História e foi votada pela ampla maioria presente. Os estudantes passaram a noite no prédio.

O espaço, localizado ao lado da reitoria e do restaurante central, foi desocupado pelos estudante em 2006 para que a reitoria realizasse reformas no local, que só acabaram no início deste ano. Segundo estudantes que ocuparam a sede ontem, a dívida de R$ 30 mil que a entidade tem hoje é consequência da perda desse espaço, que era alugado para comerciantes e tinham o aluguel repassado ao DCE. No entanto, desde 2000, locatários do espaço já não pagavam os aluguéis. Juridicamente, como espaço é público, a locação do espaço é ilegal e o DCE não tem instrumentos legais para pressionar os locatários pelo pagamento do uso do espaço. Quem tem respondido por ela são os membros da entidade.

Quando a sede foi entergue à reitoria, a reitoria assinou um termo com o DCE se comprometendo a devolver a sede em pouco tempo e nas condições anteriores, que incluia repasse dos aluguéis dos espaços internos do prédio à entidade. No entanto, após dois anos de reformas, a reitoria quer assinar um "termo de uso precário" para regularizar o uso do espaço, que não prevê o repasse de verbas.

Os estudantes prometem abrir negociações com a reitoria já na manhã desta sexta-feira, 24. Logo após a ocupação, os estudantes já organizaram comissões internas, como uma de segurança, para organizar o movimento.